sábado, 4 de junho de 2011

TEXTOS DIVERSIFICADOS -


Lá vem o trem

Corre, corre meninada
Surge o trem na estrada
Cada apito uma disparada
Ouve-se gritos e gargalhadas

Passa trem sem demora
pare na estação agora
Os passageiros tem hora
depende para ir embora

Os passageiros na alegria
avistaram na correria
animais que ali existia,
jacaré, tuiuiú, e cutia.

Lá vem o trem,
nos trilhos a dançar
anunciando que é
hora de parar.

Os passageiros na euforia
tanto de noite quanto dia
no agito da alegria
lá vem o trem no seu dia - a - dia.
 

Meninada, na estrada
disparada, gritos e gargalhadas
correria, alegria e euforia
Lá vem o trem ...












    INFÂNCIA


A alegria de criança
é eterna brincadeira,
ciranda, cirandinha,
esconde - esconde e pega-pega.
O trem surge lá na curva
as crianças corre de alegria
acenando ao maquinista e
passageiros todos os dias.




                                              MEMÓRIA
Ah!! Guardei na lembrança
os passeios, de minha infância
ao passar entre colinas, morros
planaltos e montanhas
rios e riachos  tudo lagoa abaixo.
Vi entre campos e planícies
os mais belos animais...
Ah!!  Estes passeios todos
feito de trem do pantanal,
Só avistava enchente e animal.
Quando era época de cheia
a população que ali habitava
só tinha uma opção...
Botes, canoa e pequena embarcação.



TEXTO MEMÓRIA

ANTIGAMENTE

Antigamente ...
Havia muitas árvores
de todas as cores, ipês
amarelos, brancos, verdes,
 roxos e lilás ...

Antigamente ...
Havia tudo em sua estação
inverno, outono
primavera e verão.

Antigamente...
Havia um trem da população
viajava pai, mãe
filhos e os irmãos
agora o trem ficou na recordação.

Antigamente ...
Havia momentos certos
Hoje vivemos na incerteza
O futuro ... aguardaremos
... com certeza.

Antigamente ...
Fazias - se muita viagem de trem
Hoje não se consegui uma
O trem são para ricos
Para o pobre resta a saudade
E para o trem sorte e felicidades.






O TREM DO PANTANAL

Do trem do Pantanal
avistei uma comitiva,
campo que parecia um
algodão ...
Eram gados colorindo
as cores da natureza, e
o toque do berrante
quebrando o silêncio que
pairava no ribeirão ...
Longe de casa o boiadeiro
comia o seu arroz tropeiro,
sentindo saudade, do cozido
lá de casa ...
Avistei naqueles sombreiros
muitos coloridos e trepadeiras
no descanso do boiadeiro o chapéu
escurecia em pleno meio - dia
aliviando o seu calor, fechando
os olhos trazendo a recordação de 
seu grande Amor.
Do trem do Pantanal
ouvia - se os sons da natureza
os mais belos gorjeios do sabiá
as mais belas borboletas à voar
as mais belas gaivotas a cantar
... e o som do trem apitar.
Piuiiiiii, Piuiiiiii ...

TEXTO MEMÓRIA

ESPERANÇA
Sou pequenino,
sonho com o trem
na esperança de
um dia andar também.
Sou pequenino,
ouvi muitas histórias
 que o trem trazia alegria
nos tempos que eu não existia
sou adolescente
sonho com o trem
ainda tenho esperança
de um dia andar também

Sou adolescente
minha história
quero continuar
neste trem da alegria
nele quero contar
Sou um homem
meu sonho realizei
da minha esperança
nunca deixei.

Sou um homem
 minha história formei
 No trem da alegria
eu me cansei ...
                                                                     Quem sou Eu ?
Sou o Tempo ...
E só Tempo,
se fez na mais eterna Esperança ...
                          FELIZ DIA DAS MÃES



     ORQUIDEA
O mais belo dos aconchegos
e ao cair da tarde,
deitada na rede da varanda
ouvido o canto de sabiá.
Sentido um vento em meu rosto,
vislumbrando a orquídea desabrochar,
voa, voa beija – flor segue teu caminho
entre os campos das orquídeas
há de fazer seu ninho.
Da varanda ouvi melodia,
quem vem lá neste agito?
Meu coração põe a disparar
Trás no som anunciando que
É tempo de se alegrar
a saudade da MAMÃE ei de
matar ...





MAMÃES DA ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA

NOSSOS SINCEROS VOTOS

                             



BEIJA – FLOR
Mil asas eu bati,
num colorido sem fim
com velocidade do trem
não pude competi ...
Corre, Corre Beija – Flor.
Acalmar minha dor
Diz ao Trem para trazer
O meu grande amor.




         TREM
Trem ... que passa
Trem ... que sobe e desce,
        ... montanhas  e serra
Trem ... que nos trilhos
            dança  e balança
       ... apitando na
          curva anunciando
que o dia acabou.
Trem ... que traz os passageiros
            depois de um dia inteiro
           na labuta e no cansaço
          Oh! vem para os meu braços
         descansar neste compasso...
Trem ... na estação da saudade
            ficou esquecido na cidade
           com o tempo definhando
          ao relento do sol e
         chuva ...
trem ... que triste amargura.
                                                      FAUNA

No sagrado coração do pantanal
o recanto é dos animais
quando homem põe
sua mão nada  é mas igual.
Salve, salve os pantanais,
que do trem avistarei ,
 chama a atenção
Corre o trem para a estação...


                  FLORA

Com as flores nasce a paz
borboletas e beija – flores
quando um parte o
outro segue atrás ...
No sacolejo do trem
avisto a beleza das cores
es que surgem ...
Ipês florindo com gabor
exalando cheiros e cores.
Assim diz a primavera
estação mais esperada,
se cuidamos da natureza
teremos a Flora sempre
fora de temporada.
Do trem filmo e anoto
história do meu pantanal
uma beleza dessa no mundo
não há igual.
O meu destino é seguir.
No trem do Pantanal.
                                    






                  ÁGUA
Na imensidão das águas
tudo flutuava ...
da janela do trem
nada se avistava ...
apenas jacarés, tuiuiú e garças.
Na copa das árvores arara azul
formando um lindo contraste
nas águas de Mato Grosso do Sul.
                                                                                                 





























MINHA INFÂNCIA
Lembro – me da escola que estudava,
da professora que ensinava,
das brincadeiras que amava.
Lembro – me das amizades que eu tinha.
Lembro – me ...
Quando a professora pedia
para relatar como foi seu dia
eu sentia uma alegria.
Pois contava do passeio que fazia
da minha casa quase todos os dias
Eu era criança, menina de trança,
que andava nos trilhos, na esperança
de ouvir o apito do trem
seu maquinista sabia também
diminua a velocidade ...
dizendo que lá vinha o trem
Nós na alegria, naquela euforia
dizendo agora ...
chegaremos a escola
Somos crianças










Nenhum comentário:

Postar um comentário