sexta-feira, 24 de junho de 2011

ESCRITA COLETIVA TRABALHO DESENVOLVIDO NA SALA DE AULA

COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES


Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico.
O ler para conhecer o mundo seria o momento de desvendar, de descobrir os conhecimentos culturalmente construídos: leitura com finalidade de investigar de saber mais e melhor das coisas que existem no mundo, em todas as áreas do conhecimento humano.
            Oferecer as crianças múltiplas oportunidades de escrita, utilizando material variado, livros de histórias, jornal, revistas, papel, lápis, tinta e outros.
            Fazer das atividades de leitura e escrita um processo de interações sociais de comunicação interidéias: adulto/criança entre si, leitor/autor e autor/leitor.
            Através de ações interindividuais, as crianças irão se transformando em leitores e escritores, conhecendo a função social da leitura e da escrita e se envolvendo com estes conhecimentos como agentes e observadores no mundo  letrado, possibilitando-os agir e comportar como se fossem leitores antes mesmo de sê-los (no caso das classes de alfabetização) – levando-os a aprenderem precocemente o essencial das práticas sociais ligadas à escrita e à leitura.
            Para isso é necessário que a sala de aula se transforme num ambiente alfabetizado (ambiente de construção da leitura e escrita).
            Assim, trabalhar com os portadores de textos, jornais e revistas oferecem às crianças momentos de interação com a leitura e descobertas que proporcionam a construção do conhecimento.

           

QUERIDO ALUNO


            Este material de pesquisa tem como objetivo enriquecer e atualizar seus conhecimentos através de notícias e reportagens.
            Para isso é necessário que você cuide bem dele, pesquisando notícias interessantes em jornais ou revistas.
            Leia e intertrépe criticamente a notícia pesquisada, colando-a no espaço solicitado.
            No verso de cada folha, você encontrará linhas para registrar a sua análise.
            É importante que você não o esqueça em casa e não o danifique, pois será de uso coletivo de sua turma.
            Prepare-se em casa, pois você apresentará sua notícia para a turma através de leitura e comentário.
            Você terá uma data para devolvê-lo, seja pontual!

                                                                                 BOM TRABALHO
Estado ____________________________________________________________________________
Município__________________________________________________________________________
Escola_____________________________________________________________________________
Professor (a): _______________________________________________________________________
Aluno (a): _________________________________________________________________________
Data: ______/______/_______.          Turno: ___________________       Turma:_________________

FICHA DE LEITURA


            1 – Título do Livro: ___________________________________
            2 – Autor: __________________________________________
            3 – Ilustração: ________________________________________
            4 – Editora: __________________________________________
            5 – Escreva os personagens que participaram desta história que você acabou de ler________________________________________________________
            6 – Escreva nas linhas abaixo o que aconteceu no começo, no meio e no fim da história que você leu e depois faça desenhos para mostrar cada parte.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INÍCIO
MEIO
FIM















 DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS DO 5º AO 9º ANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário