sábado, 4 de junho de 2011

CURSO E PROJETO UCA DA ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA


                                                PROJETO DE INFORMÁTICA
Objetivos:
·         Fazer com que os alunos possam realizar e serem estimulados a entrevistar, analisar, organizar e interpretar os dados coletados para a construção do conhecimento através da informática.
·         Despertar nos alunos a curiosidade, possibilitando assim a fixação sobre os temas estudados.
·         Nestas aulas os alunos são desafiados a resolverem as atividades sobre os assuntos estudados, fazendo assim uma revisão dos conteúdos propostos pelos professores.

Conteúdos:
              Nossa expectativa é desvendar o grande segredo da informática, o seu manuseio é importante em todas as áreas da Educação, assim nossa ansiedade é sanar as dificuldades, pois devido à globalização na Era da informatização os alunos estão além da nossa capacidade.
Metodologias:
·         Informática X Ouvir música: o trabalho com a musicalização desperta sensibilidade, desenvolvendo a análise, a interpretação e a criatividade em relação aos assuntos abordados. É uma maneira lúdica de fixar o conteúdo.
·         Troca de idéias: os diferentes assuntos trabalhados  nesta seção auxiliam no desenvolver das atividades que estimulem a troca de idéias entre os alunos.
·         Pesquisador em ação: as pesquisas proporcionam o aprofundamento das informações obtidas nos assuntos estudados.
Recursos:
·         Os programas existentes dentro sistema metasys
Avaliação:
·         A avaliação será com o decorrer das aulas interagindo os professores com suas respectivas áreas de atuações, juntamente com o Professor de Tecnologia no dia-dia do planejamento.


  O PROJETO UCA traz à escola um novo estilo cognitivo, a possibilidade de uma organização dos saberes em rede, interligando a Zona Rural com a Zona Urbana e junta aprimorando a EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE TERENOS-MS.
  

                     “NÃO SOMOS MAIS PASSIVOS, E SIM SUJEITOS ATIVOS DE TODO O PERCURSO”.


Informática na Educação

        Investimento no Ensino Público, implantando salas de informáticas nas Escolas Municipais e de capacitação que atendam as necessidades das regiões em que vivem, haja vista que somos privilegiados com o Projeto UCA (Um Computador por Aluno).           Cabem aos professores da Escola Municipal Salustiano da Motta do período matutino e vespertino uma responsabilidade instranferível e marcada pela urgência: a de reinventar espaços e tempo escolares para seus planejamentos, essa mudança é uma experiência complexa mediada pelo próprio professor regente de sua área, construída  dia-a-dia entre a identidade e a imagem que tem de si mesmo e o seu potencial como educador sua compreensão do próprio trabalho, sua visão de mundo. Na escola da Era da Informática, o maior agente de mudança é o PROFESSOR.

Objetivos:
·         Expandir a informática da escola em rede através do Projeto UCA.
·         Aumentar o conhecimento na Educação dos alunos através do Lep Top.
·         Verticalizar  a formação  dos alunos através  da implantação de exercícios  possibilitando a resolução no seu próprio Lep Top.
·         Valorizar o profissional da Educação quanto ao conhecimento ativo e passivo  referente  à tecnologia.

Atividades:
·         Fomentar o ensino de informática na escola para favorecer o acesso às vagas no ensino superior dos alunos que possui poucas oportunidades de ingressar numa Universidade.
·         Implantar atividades que atendam satisfatoriamente o interesse dos alunos dentro dos
(PCNS).
·         Estabelecer planos de avaliações que identifiquem se houve avanço dos alunos com as aulas no Lep Top.
·         Promover oportunidades ou formação de intercâmbios entre alunos inseridos no PROJETO UCA de outras escolas do mesmo Município e outros Estados que utiliza o mesmo Projeto.
·         Realização de concurso nas respectivas áreas de atuação para que o aluno possa sentir o espírito de competição e mostrar tudo de si na área de Informática na Educação.
·         Estabelecer política de incentivo aos alunos das Escolas Rurais evitando os problemas gerados pela busca do Ensino Formal nas Escolas Urbanas, Cursos, Seminários, Palestras e Oficinas.
·          Desenvolver atividades com os alunos usando apenas o Lep Top como ferramenta num tempo de 45 minutos fazer com que essa aula diferencie do dia-a-dia deixando de lado a caneta, o lápis, o caderno e outros.






Responsáveis Financeiros:
·         Governo Federal
·         Governo Estadual
·         Prefeitura Municipal
·         Departamento de Educação Municipal de TERENOS-MS
·         Escola Municipal Salustiano da Motta

Local:
·         Assentamento Patagônia – ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA

Prazo:
·         A partir de fevereiro de 2011 até 2012.

Fontes:
·         Ministério da Educação
·         Departamento Municipal de Educação
·         Programas Federais de Educação
·         CAPES

Sistema  de Gestão do Projeto
·         Direção.
·         Coordenação.
·         Professor de Tecnologia.
·          Sistema de Gestão será coordenado pelos Professores da Educação de diversas áreas.
·         Nesses contextos foram definidos previamente os seguintes princípios e diretrizes operacionais.

1 – Princípios:
a – Garantia de efetiva participação dos Alunos e da Comunidade Escolar e Sociedade Local.
b – Efetividade das ações planejadas e executadas.

2 – Diretrizes:
a – Representatividade dos  Professores da Educação.
b – Espaço de negociação coletiva dos interesses da escola para definição de prioridades dentro da Comunidade Escolar.






3 – Sistemas de Gestão:
Organiza-se da seguinte forma.
                                                ORGANOGRAMA


                    GOVERNO FEDERAL


   
  GOVERNO ESTADUAL






          PREFEITURA MUNICIPAL



    DEPARTAMENTO MUNICIPAL  DE  EDUCAÇÃO


          DIREÇÃO
     
        COORDENAÇÃO
     PROFESSOR      DE     TECNOLOGIA

  PROFESSORES DE DIVERSAS ÁREAS

     COMUNIDADE

     SALA DE TECNOLOGIA


 

4 – Estrutura
           A estrutura do Projeto é composta pelo Sistema de Gestão.
5 – Características:
            A quantidade de salas e o tempo de atuação delas devem ser  flexíveis, em função da demanda de estudos propostos pelos projetos, bem como, durante as suas realizações.
        ESQUEMA                                                             
                                                                                       QUANTIDADE = 07 SALAS
SALA DE AULA
                                                                                         TEMPO = 45 MINUTOS

“PROFESSORES NINGUÉM PASSA INCÓLUME PELA EXPERIÊNCIA COM OS MEIOS DIGITAIS”.
                                           
                                       RELATÓRIO CONCLUSIVO
          Espera-se dos professores da Escola Municipal Salustiano da Motta, um desempenho com muita produtividade na sala de aula com os alunos usando a aula de INFORMÁTICA. O professor regente de suas disciplinas conta com o professor de informática e assim ele constrói um paradigma e abandona o estilo transmissivo e converte-se no professor que vai traçar  as estratégias cognitivas para cada grupo de alunos. Em processo contínuo de reflexão na ação, e apropriando-se das tecnologias como novo ambiente de arquiteto do conhecimento elabora e testa hipóteses sobre as melhores formas de construção da árvore de competências, conteúdos e habilidades de cada aluno: indica caminhos, propõe desafios e metas, desenha os mapas de navegações em sua mente, criam-se os exercícios para o uso do Lep Top na sala de aula dentro do tempo estipulado (45 minutos). Na orientação da aprendizagem de grupos o professor reinventa as muitas maneiras de aprender e transforma a sala de aula mesmo quando não dispõe de tecnologia suficiente – em um ambiente interativo e dinâmico. Mobiliza a inteligência coletiva e através dela envolve cada aluno em processo de construção cooperativa, na conexão em rede que acolhe e ampara, distribui e abastece, comunica e entrelaça os seus conhecimentos com o mundo virtual.






    ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA
   TERENOS-MS, 19 DE MAIO DE 2011
   DIRETOR ESCOLAR – JAIR FÉLIX MARTINS
   COORDENADORA PEDAGÓGICA – VALÉRIA SOARES
   PROFESSOR  DE INFORMÁTICA – JERONIMO DE MOURA
  


                                         PROJETO DE INFORMÁTICA
                                                   (UCA/2011)
                                      COMUNICADO REUNIÃO

          CONVIDAMOS TODOS OS DOCENTES QUE MINISTRAM AULAS NOS PERÍDOS MATUTINO E VESPERTINO PARA REUNIÃO QUE SE REFERE AO LAP TOP QUE SE REALIZARÁ NO DIA 19/05/2011 NA SALA DO 7º ANO.
            HORÁRIOS:                  07:00H  ÀS 14:00H.


SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE
“ A OPINIÃO DOS SENHORES PROFESSORES SEMPRE FOI BASEADA EM ACURADOS ESTUDOS, RAZÃO POR QUE TERÁ VALIMENTO PARA ORIENTAR NOSSAS DECISÕES”


MINISTRAR AULAS NO LEP TOP REQUER UM PLANEJAMENTO, REQUER DISCUSSÃO, REQUER TROCA DE IDÉIAS, UM GRUPO QUE PLANEJA CONJUNTAMENTE É UM GRUPO VENCEDOR.”

“SENHORES PROFESSORES A NOSSA QUESTÃO AQUI É ÓBVIA, CONVENHAMOS QUE SE TRATA DE UM TIPO DE TEXTO AO QUAL ATENDEMOS - SEJAMOS FRANCOS - MAIS POR
UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA PROFISSIONAL DO QUE POR UMA QUESTÃO DE INTERESSE”.




                  AO INCORPORAR UM COMPONENTE QUE PODERÁ TORNÁ-LO MAIS SIMPÁTICO, MENOS SISUDO, CARACTERIZADO COMO UM ESTIMULO, DISPOSTO ENTRE O ASSUNTO E O CORPO DA MENSAGEM, CUJO PROPÓSITO É O DE AGARRAR O ALUNO JÁ NA PRIMEIRA AULA E O DE PREPARÁ-LO PARA QUE SE QUEIRA ENSINAR, PORÉM DE MANEIRA QUE EFETIVAMENTE DESPERTE A ATENÇÃO DO ALUNO, TORNANDO-O, DIGAMOS MAIS VULNERÁVEL, MAS RECEPTIVO AOS ESTUDOS.








                              OBJETIVO DA ESCOLA
                DEVE SER UM ESPAÇO COLETIVO, INDIVIDUALIZADO OU AMBOS? DEVE SER UM ESPAÇO DE REFLEXÕES OU DE AÇÕES?  UM ESPAÇO APRESSADO OU VAGAROSO, GENEROSO OU AUTORITÁRIO, BUROCRÁTICO OU DINÂMICO, DIFERENÇAS OU IGUALDADES, CONSENSO OU DISSENSO, PROFESSORES DE FORMAÇÃO E CULTURA OU SABERES TÉCNICOS? QUE ESPAÇO É ESSE, AFINAL? NÃO RESTAM DÚVIDAS DE QUE A ESCOLA DEVE SER UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO. UMA  FORMAÇÃO QUE AMPLIE O COMPROMISSO DE ATENDER AOS SEGMENTOS DE ENSINO PROPOSTOS, MAS TAMBÉM ATINJA A FORMAÇÃO CONTINUADA  DOS PROFESSORES COMO POR EXEMPLO O PROJETO UCA DA VIRTUAL UFMS, PROFESSORES PRECISAM DE ORIENTAÇÕES! SÃO MUITAS FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES QUE LHE COMPETEM: ESTUDANTES, CONTEÚDOS, PAIS, PARCEIROS DE TRABALHO, SEM FALAR EM PLANEJAMENTOS EM DIAS, AVALIAÇÕES,  REGISTROS,  REUNIÕES DE PAIS. AÇÕES QUE EXIGEM UM PENSAR VAGAROSO, UM OLHAR COMPARTILHADO E COMPANHEIRO.
                  FALAR DA PRÁTICA EM ESCOLA NÃO É SOMENTE CONTAR OU OFERECER ALGUMAS ILUSTRAÇÕES, É FALAR SOBRE O CURRÍCULO OU PROPOSTA (META) DA ESCOLA E DO MUNICÍPIO. ESTE ENCONTRO É A CARA QUE A ESCOLA RESOLVEU MOSTRAR A SOCIEDADE, QUE NELA DEVEM SER DISCUTIDAS QUESTÕES QUE REFLITAM OS CONTEÚDOS E PAPEL QUE A MESMA DESEMPENHA PARA AS FAMÍLIAS QUE ATENDE. A REUNIÃO É ESPAÇO DE ENCONTRO, DE ESCUTA, DE TROCAS DE IDÉIAS, DE TRANSFORMAÇÕES E INFORMAÇÕES QUE VIRAM CONHECIMENTOS, PALAVRAS QUE VIRAM DOCUMENTOS, VIVÊNCIAS QUE VIRAM EXPERIÊNCIAS E PLANOS QUE SE CONCRETIZAM.







                    O PROFESSOR NO PLANO DE AÇÃO DO EDUCADOR






                                 PROPOSTA DO DIRETOR

             NOSSA REUNIÃO É RESPONSÁVEL POR FORMAR UM PROFESSOR QUE FALE COM PROPRIEDADE DO QUE A ESCOLA PENSA. DEVE SER UM ESPAÇO DE DEBATE E ARTICULAÇÃO CLARA ENTRE AS QUESTÕES ADMINISTRATIVAS E AS PEDAGÓGICAS. É FUNDAMENTAL ESCLARECER QUAIS SÃO OS ASPECTOS QUE PODEM SER INFLUENCIADOS PELOS DOIS CAMPOS PARA QUE SE EVITEM DISCURSOS TROCADOS E ARGUMENTOS ATRAVESSADOS.
            DEVEMOS PERSEGUIR A FORMAÇÃO, A TRANSFORMAÇÃO, O GRUPO, A INDAGAÇÃO E OS DESAFIOS COLOCADOS POR NOSSA PROFISSÃO.
          SEJAM QUAIS FOREM OS NOSSOS DESAFIOS, UMA COISA NÃO SE DEVE ABRIR MÃO: DA GENEROSIDADE DE FALAR AOS OUVIDOS DAQUELES QUE ESCUTAM AS NOSSAS PALAVRAS, POIS, NO MÍNIMO, O QUE SE GANHA COM ESSES ESPAÇOS É O TEMPO, QUE CONSTRÓI UMA CULTURA COLETIVIZADA DE UM GRUPO DE EDUCADORES.
          A EQUIPE PEDAGÓGICA (DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA), DENTRO DO SEU COMPROMISSO POLÍTICO-SOCIAL, TEM NO SEU PLANO DE ATUAÇÃO PREVISTA REUNIÕES DE ESTUDO E TROCA DE IDÉIAS COM OS PROFESSORES PARA A REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO DE TEMAS RELATIVOS AO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CULTURAIS E PROJETOS PROPOSTOS PELOS PROFESSORES, CITO UNS DOS PROJETOS (UCA) UM COMPUTADOR POR ALUNO, O QUAL FAZ PARTE DO ENCONTRO DESTE DIA 19 DE MAIO DE 2011,  SERÁ MINISTRADO PELO PROFESSOR JERONIMO DE MOURA, ONDE CONTARÁ COM A OPINIÃO DE TODOS OS PROFESSORES DA REFERIDA ESCOLA.



                                 “JUNTOS FAZEMOS A DIFERENÇA”

VOCÊ PODE...
MOSTRAR A DIREÇÃO,
AUXILIAR,  ARRUMAR O FARDO,
MAS NÃO CAMINHAR PELO OUTRO.

                                                                                                        DIRETOR ESCOLAR
                                                                  JAIR FÉLIX MARTINS
                                                            




ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA
PROFESSOR APLICADOR: JERONIMO DE MOURA








                                        TERENOS-MS, 19 DE MAIO DE 2011.
                                                PROJETO UCA




                                   PAUTA DO PROJETO UCA
               Nesta quinta-feira 19 de maio de 2011, foi realizado em nossa escola o Primeiro Encontro do Projeto UCA  e o Primeiro Encontro da Formação e a entrega dos Lap Top inicial foram no dia 15 de fevereiro do ano de 2011. Obs.: Os nossos Professores já faziam o curso desde 2010. No encontro contamos com a presença do Diretor Escolar Jair Félix Martins, Coordenadora Pedagógica Valéria Soares e Professor de Informática Jerônimo de Moura. Para tratarmos de assuntos referentes ao Projeto que será realizado com todos professores.   Na ocasião será trabalhada com todos os professores a navegação na VIRTUAL UFMS, onde ocorre nossa formação, após um rápido café, nossos professores marcaram presença de 100% no curso realizado na escola que foi composto pelos professores que estão iniciando a formação agora e outros que já havia participado no ano de 2010 pela Plataforma E-Proinfo e agora irão participar de uma oficina sobre o aplicativo Kword ministrada pelo formador representante da escola e professor de informática Jerônimo de Moura, também terão a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre as ferramentas Tux que faz parte do conteúdo do netbook educacional que utilizamos na escola, através de uma oficina oferecida pelo formador. Ficamos imensamente felizes em poder proporcionar aos nossos professores mais esse momento de aprendizagem e desejamos uma boa formação a todos e aproveitem essa oportunidade ímpar.

             Estamos muito contentes pela oportunidade e ansiosos para colhermos  os frutos de nosso trabalho.

                Iniciamos nesta quinta – feira, 19 de maio, a formação UCA dos professores coristas de nossa escola. O encontro foi abrilhantado com a presença dos nossos PROFESSORES.
LING/ PORT e LING/ ESTRANGEIRA (INGLÊS) NAILA MARIA RODRIGUES
HISTÓRIA / LING/PORT – CÉSAR PEREIRA
GEOGRAFIA – ROSANGELA PEREIRA DE OLIVEIRA RIBAS
CIÊNCIAS / GEOGRAFIA – CRISTIANE APARECIDA XAVIER
EDUCAÇÃO-FÍSICA / ARTES – ANDRÉ LUIS COSTA OLIVEIRA
HISTÓRIA/ GEOGRAFIA – TATIANA VANZAN HABERLANDE
INFORMÁTICA / HISTÓRIA – JERONIMO DE MOURA
MATEMÁTICA – JULIANA BATISTA OLIVEIRA DA SILVA
ANOS INICIAIS (EDUCAÇÃO-INFANTIL AO 5º ANO):
SILVESTRA PINTO MIRANDA
ROSENEIDE LOPES FERREIRA
WILLIANE BENTO DA SILVA
ADRIANA FENNER
LUCIMAR DE OLIVEIRA CARDOSO
ROSANGELA PEREIRA DE OLIVEIRA RIBAS
ANDREIA DOS SANTOS RIBEIRO
SIMONE DE SOUZA PERES
TATIANA VANZAN HABERLANDE
ANDERSON LUIZ BENITES
                             A formação será tutorada por JERONIMO DE MOURA (Assistente Técnico de Informática da ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA) e JAIR FÉLIX MARTINS (Diretor da Escola) e contará com o suporte e realizadora do projeto VALÉRIA SOARES (Coordenadora Pedagógica da Escola).
               Em especial agradecemos a colaboração de nosso professor de Informática Jerônimo de Moura, pelo suporte que nos deu, pela  dedicação incondicional para com nossos professores não tem palavras para definir sua competência enquanto Assistente Técnico de Informática do Município,  e enquanto pessoa, o mínimo que podemos dizer é  um MUITO OBRIGADO por tudo, em nome toda a nossa equipe de professores e ao nosso Diretor Jair Félix Martins pela para pedagógica. TODO PROJETO PRECISA DE AÇÃO POR ISTO FORMAMOS A EQUIPE SALUSTIANO DA MOTTA

              

PARABÉNS / PROJETO UCA
15/02/2011 À 12/12/2012





























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário