sábado, 4 de junho de 2011

PLANO DE AULA- EDUCAÇÃO-INFANTIL NÍVEIS I , II e ENSINO FUNDAMENTAL I

Escola Municipal Salustiano da Motta
Terenos-ms, 04 de junho de 2011.
Professora Coordenadora: Valéria Soares

                                  PLANO DE AULA

PLANO DE AULA PARA  EDUCAÇÃO-INFANTIL (4 ANOS)
         Com os alunos dessa fase, procura-se trabalhar atividades que desenvolvam a coordenação motora, a percepção visual, formas, cores, objetos, a criatividade e a imaginação. A ferramenta que é mais utilizada com esses alunos é o mouse. Com ele, são exploradas todas as atividades citadas acima.
A seguir alguns sites trabalhados no laboratório de informática:
  • www.monica.com.br
  • www.atividadeseducativas.com.br
  • www.edukbr.com.br
  • www.marista.org.br
  • www1.uol.com.br/ecokids/jogos.htm
Objetivos:
  • Trabalhar coordenação motora;
  • Trabalhar as cores;
  • Trabalhar as formas;
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolver a percepção visual.
Conteúdo:
Colorir o desenho do personagem muito conhecido pelas crianças, respeitando as cores de cada um.
Software
www.monica.com.br(colorir)
Avaliação
Observar o conhecimento e o domínio pelas cores, a coordenação motora e em quais situações apresentam maior dificuldade.



PLANO PARA SALA DO 1º ANO AO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Com os alunos da fase 2, são trabalhadas atividades que envolvam o alfabeto completo, as vogais e as consoantes, diferenciando as mesmas, letra maiúscula e minúscula, formar palavras, trabalhar com números. Desenvolvendo essas atividades o aluno estará exercitando a visão e coordenação motora.
Alguns sites trabalhados:
  • www.atividadeseducativas.com.br(alfabetização)
  • www.monica.com.br
  • www1.uol.com.br/ecokids/jogos.htm
Objetivos:
  • Estudar a vogais e as consoantes;
  • Associar letras do alfabeto com iniciais de nome das figuras;
  • Trabalhar coordenação motora e a percepção visual;
  • Completar palavras e trabalhar as sílabas e atividades que desenvolva a matemática.
Conteúdo
Jogo do abecedário: é composto por 4 níveis, nos dois primeiros trabalha-se a identificação de figuras com as iniciais do próprio nome. Já nos dois últimos níveis deve-se escrever o nome da figura que está na tela e jogos de memória exercitando a matemática.
Software
www.atividadeseducativas.com.br(alfabetização)
Avaliação
Analisar se os alunos corresponderam aos objetivos propostos.







PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO-INFANTIL NÍVEL II (5 ANOS)
           Com os alunos da última fase trabalha-se formação de palavras, frases, ordenar o alfabeto com intuição de verificar se eles conhecem a posição de cada letra, estudar palavras que se iniciam com vogais e as que iniciam com consoantes, motivação para o hábito da leitura...
Trabalha-se digitação no Word e alguns sites como esses citados abaixo:
  • www.atividadeseducativas.com.br(português)
  • www.redescola.com.br/softwares educacionais
  • www.edukbr.com.br
   Objetivos
  • Formar palavras associando aos seus respectivos nomes;
  • Desenvolver a atenção;
  • Motivar o interesse por letra, por leitura e alfabetização;
  • Trabalhar as letras do alfabeto;
  • Trabalhar a coordenação motora e a percepção visual.
Conteúdo
As letras que compõe uma palavra estão todas misturadas. Dessa forma, os alunos deverão clicar em cima dessas letras colocando cada uma no seu lugar, organizando da maneira que se escreve.

Software:www.atividadeseducativas.com.br(português)
Avaliação: Se dará através da observação do desempenho de cada aluno ao realizar a atividade proposta.       
                                              Aula de informática
              Na aula de informática é possível desenvolver a coordenação visual e áudio motor, a memória visual e o desenvolvimento do raciocínio estratégico e lógico. Cria-se um ambiente de aventura onde se tem a liberdade de falhar e tentar de novo, promovendo o desenvolvimento da auto-estima e da confiança.
O uso do computador torna-se necessário para reforçar, ampliar e facilitar o conteúdo
visto em sala de aula, aplicando software, atividades com o objetivo de unificar ou
fortificar o conteúdo estudado de forma lúdica. Com isso, a turma aprende a escrever,
a usar o mouse, o teclado e a ler o que está escrito na tela. Tudo ao mesmo tempo e
sem que seja necessário tratar a informática como disciplina. Dessa forma, o monitor
estará responsável pelo aproveitamento e direcionamento dos alunos, sabendo e
respeitando os limites e dificuldades da turma.
Competência e Habilidades
"Quando a Informática Educativa é bem planejada e implantada, a criança só tem a ganhar ao trabalhar com jogos, ou qualquer outro tipo de software que lhe dê possibilidades de aprofundar, reelaborar, ou até iniciar a construção de um conhecimento inserido em um contexto que respeite o seu processo de desenvolvimento, por conseguinte esteja em consonância com os objetivos próprios da escola de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I."

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