sábado, 4 de junho de 2011

1ª PARTE - DO PROJETO DO MEIO AMBIENTE EM 2010



PROJETO AMBIENTE



1ª PARTE / 2010
 








INTRODUÇÃO



                                  
Tema:  Meio Ambiente”.
Equipe envolvida: Toda Comunidade Escolar
Jair Félix Martins, Valéria Soares, Cleonice Silva dos Santos Aquino, Fábia de Oliveira Araújo Máximo, Izoldi Maria de Oliveira Pozzan , Giuzelaine de Oliveira Batista, Eliamar Trindade Ferreira, Neuza Gonçalves Dias Norlok, Marinês Aparecida Carvalho Irala, Vanessa Marçal Costa, Márcia Abdo da Silva Gárcia, Wagner Teixeira de Oliveira, Mário Grance Gárcia, Cleodon Nobrega, Vailton Santos de Oliveira, Ronaldo Raimundo da Silveira, Loidemar Vilhalva Ortiz, Jerônimo de Moura, André Luís Costa Oliveira, Adriana Fenner, Williane Bento da Silva, Tânia Maria Fernandes de Lima, Rosangela Pereira Oliveira Ribas, Lucimar Cardoso de  Oliveira, Vanessa Benites de Souza, Simone de Souza Peres, Andréia dos Santos Ribeiro, Cristiane Aparecida Xavier, Paula Francinete Nobre Oliveira Rossanessi, Naila Maria Rodrigues, Roseneide Lopes Ferreira, Wellyngton Silva de Jesus e equipe da Comissão do Meio Ambiente do Assentamento Santa Mônica.











Anos Envolvidos:
Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental
Comunidade Escolar



                                                                RESUMO
O projeto tem como objetivo despertar entre os alunos e comunidade escolar um trabalho interativo e coletivo em que se possa promover a valorização do nosso conhecimento sobre o meio ambiente, querer saber mais por meio de diferentes tipos de atividades. A idéia do projeto é levar toda a comunidade escolar a valorizar e preservar o meio ambiente onde vivemos. O projeto será dividido em três etapas: A primeira será uma palestra para os alunos dos turnos matutino e vespertino, visando à importância de se desenvolver o projeto, na segunda etapa do projeto serão proposto trabalhos coletivos e diferenciados do 6º ao 9º ano pesquisas em diversas fontes como: Livros, Revistas, Internet e outros para que possam fazer registro verbal (entrevistas e músicas), escrito (contraste entre o antigo e o novo e biografias), visual (oficinas, exposição de fatos, fotos e relatos do ontem e do hoje e como será o futuro se não tivermos consciência clara e precisa do meio em que vivemos). Na terceira etapa será feita exposição dos trabalhos pelos alunos.



Palavras - Chaves: Meio Ambiente; Preservação; Consciência..


I – Identificação
1.1- Projeto: “Meio Ambiente”.
1.2- Local: Escola Municipal Salustiano da Motta,  Terenos-MS.
1.3 – Turnos: Matutino e Vespertino
1.4- Educação Infantil e Ensino Fundamental.

II – Justificativa


Este projeto visa atender e conhecer o Meio Ambiente principalmente na escola,   juntamente com a comunidade local.
Optou-se por este tema pela sua grande relevância, pois proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer e divulgar valores, tomar consciência daquilo que significa um perigo para nossas casas, plantações, animais e futuras gerações, quanto ao risco de queimadas, que neste momento envide esforços em ajudar o próximo assim justifica a importância da leitura diária, do jornalismo em nosso meio (assistir ou ouvir), além de praticar a leitura dos livros didáticos dentro da sala de aula, a escrita e até mesmo o cálculo mental dos números questionando quantidade de focos de queimadas, e o fazer através de atividades desafiadoras para a mente dos estudantes, dando-lhes uma agradável opção para ampliar os seus conhecimentos.
A educação ambiental como perspectiva educativa, pode estar presente em todas as disciplinas, quando analisa temas que permitem enfocar as relações entre humanidade e o meio natural e as relações sociais, sem deixar de lado as suas especificidades.
Para melhor explicitar o que é então educação ambiental, na escola ou fora dela creio que é necessário abordar os objetivos que leva a conscientização deste projeto.
















Objetivos


III - Objetivos Gerais

Instigar o aluno a adquirir uma nova forma de comportamento através de aulas ministradas de forma operacional e prática para que ocorra uma aprendizagem mais coordenada sobre a conscientização do meio ambiente local dos Assentamentos.



IV – Objetivos Específicos

·               Reconhecer as diversas formas de textos e pesquisas;
·               Reconhecer o ambiente em que vive;
·               Evitar a burocratização do Ensino (evitando a mesmice);
·               Desenvolver a auto-estima, a autoconfiança, a linguagem oral e a escrita;
·               Adquirir o sentido dos valores sociais e culturais e o interesse pelo meio ambiente e a vontade de contribuir para sua proteção e qualidade desde o simples e os mais complexos;
·               Levar os professores e alunos a tomarem consciência do meio ambiente local e global, chamar atenção para os problemas planetários que afetam a todos.









V- Cronograma de Trabalho
Os alunos realizarão os trabalhos durante as aulas e no contra-turno quando está em casa. Cada  turma será orientada  de equipes responsáveis pelo projeto no período matutino e vespertino. A duração deste projeto terá um tempo estimado de 45 dias de programação visando planejamento em geral como: leitura, desenhos com pinturas, confecção, tiragem de fotos, poesias, músicas,
VI – Métodos Utilizados
O projeto será desenvolvido da seguinte forma: Primeiro  será realizada uma pequena  reunião para explanar a idéia com  diretor, coordenadora e professores, haja vista que cada professor será responsável por uma turma. O 9º ano fará uma dramatização sobre o Meio Ambiente que será apresentado para a comunidade. O 8º ano “A” e “B” deverá fazer no mínimo 10 poemas ou poesias sobre o Meio Ambiente e dramatizá-los um poema escolhido pela turma apresentar no encerramento do projeto. O 7ºano “A” fará apresentações dos tipos de germinação de solo que ocorre no Meio Ambiente e o 7º “B” construirá gráficos que represente diversos tipos de ambiente que ocorre na natureza. O 6º ano “A” e “B” deverão fazer uma música para apresentar ao público. O 5º ano deverá fazer um painel de exposição de fotografias que mostram queimadas, áreas verdes, áreas secas e tudo de belo que existem na natureza.  O 4º e 3º ano deverão expor vários  (literatura de cordel) com o tema Meio Ambiente.
O 2º ano “A” e “B” deverá fazer uma maquete de casas, animais, plantas que representa a natureza viva e natureza morta em várias fases como: (queimada, verde, seca). A Educação Infantil  e o 1º ano confeccionarão um livro gigante com colagem de terra, folhas, areia, casas, bicicletas, carros, animais e as professoras deverão relatar no rodapé a idéia central dos alunos.
Assim os alunos também serão incentivados a produzir e ilustrar diferentes gêneros textuais tais como: poético, narrativo, dissertativo entre outros. Nessas atividades eles ampliarão seu vocabulário, desenvolverão a postura, o espírito crítico e autoconfiança ao se deparar com situações desafiadoras, sendo um importante ponto para que o professor possa compreender melhor seu aluno.
O resultado das atividades será apresentado no dia 10 de outubro no(s) período(s) matutino e vespertino e será aberto ao público (comunidade) numa grande exposição para que toda a turma participe ativamente e que faça a diferença, deixando-se seduzir pela beleza de suas produções.

VIII – Resultados Esperados
No aspecto lingüístico, a prática das atividades, bem como o seu estudo, dará condições de melhorar a comunicação humana e seu desempenho nas demais disciplinas curriculares, bem como: cidadania, preservação e criatividade na meio ambiente.
No ângulo da socialização, o constante convívio dos alunos menos favorecidos com aquelas de maior poder aquisitivo deverá gerar frutos positivos no sentido de propiciar uma melhor integração entre as camadas sociais, dando chances aos alunos que não dispõem de muitas oportunidades, a terem uma atividade ao seu alcance e com possibilidade de se destacarem.
Enfim, as atividades servirão de estratégias para que o educando possa caminhar com os próprios pés aprendendo a aprender.
(Augusto Cont).
IX- Avaliação
A implantação do projeto se mostra viável por trazer inúmeros benefícios aos alunos e aos professores. Entretanto, o principal motivo é que ele responde a uma das preocupações básicas do ensino moderno, que é dar a cada aluno a oportunidade de evoluir segundo o seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal do escolar.
X- Fontes
PPP-ECOS (PROGRAMA DE PEQUENOS PROJETOS ECOSSOCIAIS)
PROJETO  DE LEI DO SENADO Nº 211, DE 2008
PESQUISA – INTERNET
INCRA - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
IBAMA / MMA – MINISWTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Relembrando que:

“Tente mover o mundo, o primeiro será mover a si mesmo”.
Finalizo este projeto para ser avaliado antes de ser dado o parecer final.

Terenos-MS, 05 de  novembro de 2010.

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