domingo, 28 de agosto de 2011

Pesquisando com os familiares:






Com a curiosidade mais aguçada a respeito do tema, solicite uma pesquisa sobre brincadeiras antigas, tanto na internet, como com seus familiares. Para isso, diga a eles que levem seus netbooks para casa e entrevistem os seus  avós ou parentes mais velhos, perguntando se eles conhecem esta brincadeira e quando ela foi criada. Para isso, use o KRecord [Metasys>Aplicativos>Multimídia>Gravador de Som].

A pesquisa da internet, acontecerá com o intuito de ampliar ainda mais os conhecimentos, poderá ser realizada utilizando o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], para obtenção destes dados.

TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO

Professor, retome a atividade de casa e liste na lousa as brincadeiras que os pais ou avós dos alunos relataram e as brincadeiras das crianças hoje. Faça um quadro para dar mais visibilidade. Veja uma sugestão:
 
ANTES

PASSA ANEL
AMARELINHA
PETECA
ESCONDE ESCONDE
BARRA MANTEIGA
BOCA DE FORNO
PULAR CORDA
AGORA

JOGOS NO COMPUTADOS
BAKUGAN
BABY ALIVE
HOT WELLS
PLAY SATATION
COLHEITA FELIZ

Compare as brincadeiras de antigamente com as de hoje e a sua importância cultural, pois elas fazem parte de um tempo em que as pessoas conviviam mais em grupos e os ensinamentos eram passados por meio de conversas, ou seja, oralmente, somente há pouco tempo estas brincadeiras passaram a ter registros escritos e divulgados por meio de livros e revistas.
Posteriormente, convide-os para elegerem três (3) destas brincadeiras para brincarem no pátio da escola, em brincadeiras orientadas. Leve também para o pátio, os netbooks dos alunos e solicite que, com o auxílio do WxCam, a webcam,acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam], fotografem os amigos brincando.
Estas fotos, que poderão ser feitas pelos alunos que forem saindo da brincadeira, poderão ser impressas e registrar o trabalho desenvolvido com a turma.

ESCRITA CONTEXTUALIZADA E A ESCRITA ALFABÉTICA

Professor, a atividade a seguir pretende, ao contextualizar o que devem escrever, estimular a escrita e a criação de novas hipóteses de escrita, na tentativa da promoção da escrita alfabética.
PASSOS:
1-     Relembre as brincadeiras vivenciadas no pátio.
2-     Solicite que os alunos formem três (3) grupos. Cada grupo ficará responsável por uma brincadeira.
3-     Assim como você fez com a brincadeira Escravos de Jó, que eles puderam ter contato com a letra da música e as regras, de forma escrita, solicite que façam com a brincadeira que o grupo ficou responsável.
4-     Ao final, cada grupo deverá ilustrar e socializar com os colegas o material escrito.

MUDANDO AS REGRAS   

Agora que os alunos já conhecem bem algumas brincadeiras, solicite que escolham três novas brincadeiras, daquelas já listadas, para mudarem as regras. Eles farão isto com passos semelhantes aos da atividade anterior, escrevendo-as em grupo.
Depois, convide-os para voltarem ao pátio da escola e testarem se as mudanças ficaram boas. Para isso, o grupo explica e os demais executam.
Para este momento também seria interessante que os alunos levassem seus netbooks e fotografassem, com a diferença que o grupo que refez a regra é que fica responsável pelas fotos. Eles poderão novamente utilizar o WxCam, a webcam, acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
Recursos Complementares
http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/enarel_arco.PDF 
http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.
http://www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm 
http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/cantigas-de-roda

Avaliação
Professor, a avaliação deve estar presente em todas as etapas do trabalho, desde a vivência das brincadeiras até a sistematização, pois é por meio da avaliação que teremos um feedback se  conseguimos alcançar os objetivos que nortearam nosso trabalho.
Para isso, uma boa dica é observar se, no decorrer das aulas, participaram com entusiasmo, se a contextualização da leitura e da escrita foi um fator relevante para o incentivo de realizá-las e se conseguiram utilizar os conhecimentos adquiridos em momentos diferentes (como por exemplo, no horário do recreio).


  A FAMÍLIA É IMPORTANTE NA PESQUISA DOS ALUNOS
























Nenhum comentário:

Postar um comentário