domingo, 28 de agosto de 2011

Como resgatar a história dos alunos por meio da autobiografia? (UCA)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ler e discutir sobre biografias;
  • Identificar características do gênero textual biografia;
  • Expressar de forma coerente e clara;
  • Resgatar fatos importantes de seu desenvolvimento ao longo do tempo;
  • Pesquisar sua árvore genealógica;
  • Elaborar um texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados;
  • Produzir um autorretrato a partir das observações de suas principais características. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - cinco (5) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o Tux Paint e a Webcam.  
Estratégias e recursos da aula
alunos 
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- INTRODUZINDO O TEMA: um pouquinho de cada um
Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://aprendizarte.jimdo.com/identidade.php utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Neste sítio, explore com os alunos o poema Identidade, de Pedro Bandeira.

IDENTIDADE
Pedro Bandeira
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“o meu queridinho”,
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
Tem vezes que sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador, jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
Peito de aço,
Goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou eu,
Sou assim, sou menino.
(Pedro Bandeira. Transcrito de Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna, 1985).

-  Após realizar a leitura do poema com seus alunos, dialogue com eles, ainda em rodinha sobre o que entenderam sobre IDENTIDADE. Converse explicando-lhes que cada pessoa é de um jeito, pensa de uma forma, tem suas preferências e suas experiências de vida que são singulares a cada um.
Depois do diálogo, aproveite para explorar o gênero textual poema abordando itens como:

  • Quais são as características de um poema?
  • Para que ele serve?
  • Dentre outros.

menina lapis
Em seguida, realize uma atividade de registro explorando o poema e aproveitando para resgatar histórias da infância de seus alunos. Sugerimos a seguinte:                                
 

1. O poema IDENTIDADE retrata características de:

(   ) um vendedor de picolé                          (   ) um menino em sua infância

 

2. Quando o menino do poema refere a si mesmo como uma pulga e uma mosca, ele expressa o sentimento de:

(   ) alegria                                                     (   ) tristeza 

(   ) coragem                                                  (   ) medo

 

3. Agora, resgate em sua memória como você era quando mais novo e produza um texto contando suas características e algum acontecimento engraçado em sua infância. Faça uma ilustração.

 


- Professor, corrija as atividades individualmente e realize a reescrita da produção de texto com os alunos, para que eles possam repensar suas hipóteses de escrita e evoluir sua escrita convencional.
- Sabemos que o trabalho com a reescrita é demorado, portanto sugerimos que a cada dia escolha uma quantidade que considere possível para fazer a reescrita, pois é importante esta mediação do professor para apontar desafios ao aluno.
menino tarefa
 -  Professor, proponha como tarefa de casa, uma atividade na qual, os alunos deverão escolher com auxílio de seus pais e familiares, fotos suas em diferentes idades e colocá-las em ordem cronológica (passado e presente) e trazer para a escola para a próxima aula. Estabeleça um limite de quatro fotos por aluno.
- Solicite que os alunos utilizem seus laptops para descreverem cada foto. Eles deverão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para digitar.
- Para a produção, oriente-os a observarem a foto e a descreverem relatando:

  • Onde estava;
  • Quantos anos tinha;
  • Como ele era nessa época;
  • O que gostava de fazer;
  • Dentre outros.

- Oriente-os também quanto ao registro da “fonte”, ou seja,  quem fez aquela foto, quem é o autor? A mamãe, o papai, a tia, ele mesmo?
- Depois da escrita o aluno deverá salvar sua produção em um arquivo no computador.
Sugestão de registro:

Foto 1 – Fonte:
Descrição:
 
Foto 2 – Fonte:
Descrição:

Foto 3 – Fonte:
Descrição:
Foto 4 – Fonte:
Descrição:



2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
PRESENTE, PASSADO E FUTURO
- Professor, nesta atividade você desenvolverá com os alunos noções de temporalidade (passado, presente e futuro) através da construção de uma linha do tempo utilizando as fotos trazidas por eles, solicitadas na tarefa de casa, e desenhos.
- Para sensibilizar os alunos sobre a temporalidade, inicie sua aula solicitando que eles acessem pelos seus laptops ao vídeo musical “Quando eu era neném” no sítio http://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk&feature=related. Para isso, eles  utilizarão o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). A música do vídeo explora as fases de uma menina e de um menino, em diferentes tempos cronológicos (quando neném, criança, adulto, casado, dentre outros).
NENEM 

- Depois de assistir ao vídeo musical, converse com as crianças  questionando-as: E vocês como eram? Vamos ver as fotos que trouxeram de casa!
- Organize as crianças em rodinha e peça para que elas socializem as fotos que trouxeram. Elas deverão utilizar seus laptops para ler para todos, a descrição que fizeram de cada foto. Deixe que socializem e contem suas histórias.
- Depois que todos socializarem suas fotos, entregue um pedaço de cartolina branca do mesmo tamanho das fotos para cada aluno e peça para que produzam um desenho representando como eles querem ser no futuro.

CONSTRUINDO UMA LINHA DO TEMPO
- Depois da socialização solicite que sentem em seus lugares. Utilize papel pardo para ser o fundo da parede na qual vocês montarão a linha do tempo.
- Chame um aluno de cada vez, de preferência em ordem alfabética, e vá construindo com a ele a linha do tempo de sua vida, organizando as fotos e o desenho produzido por eles em ordem cronológica (passado, presente e futuro).
 menino pesquisa
RESGATANDO A HISTÓRIA DA MINHA ORIGEM
- Professor, converse com seus alunos sobre as pessoas que fazem parte de sua família, seus parentes. Explique a eles que é por causa dessas pessoas (nossos bisavós, avós e pais) que existimos e construímos nossa história de vida.
- Questione-os se conhecem o que é uma árvore genealógica. Depois de ouvi-los, explique que "é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses. Normalmente coloca-se o nome do ancestral mais antigo de que se conseguiu dados e, a partir desse, seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou então até na pessoa que se tem interesse."
Consulta realizada em: 08/08/2011 no sítio: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/arvore-genealogica.htm
menina fimando
 - A partir dessas informações, solicite que seus alunos levem seus laptops para casa e pesquisem a sua árvore genealógica.
- Para tanto, eles deverão entrevistar os seus familiares paternos e maternos (avós, tios e pais). Começando do ancestral mais velho de sua família.
 - A entrevista deverá ser filmada pelo aluno, utilizando seu laptop, através da Webcam, instalada na área de trabalho e salva em um arquivo em seu laptop.
- Aproveite esse momento para elaborar um roteiro de entrevista para os alunos realizarem com os familiares. Sugerimos algumas questões:

ROTEIRO DE ENTREVISTA:
  • NOME DO ENTREVISTADO
  • GRAU DE PARENTESCO (SE É AVÔ, AVÓ, TIO, TIA, PAI, MÃE)
  • IDADE
  • PEÇA PARA O ENTREVISTADO FALAR ALGO SOBRE VOCÊ (UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA, UMA MANIA, DENTRE OUTROS).

- Observação: oriente seus alunos a realizarem a entrevista primeiramente com todos os membros da família paterna e depois da materna, ou vice e versa, pois dessa forma fica organizada sua árvore genealógica. Reserve uma aula de sessenta minutos para a socialização das entrevistas dos alunos com os outros colegas da turma e professores.
 
 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
SOCIALIZANDO A PESQUISA
Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar o resultado da pesquisa realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha e mostrar os vídeos produzidos por eles.
Depois que todos falarem, dialogue com eles sobre as descobertas realizadas pelos mesmos nas entrevistas com seus familiares. Investigue se os alunos resgataram fatos de sua vida e construíram conhecimentos sobre sua árvore genealógica.

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
BIOGRAFIA: CONHECENDO ESSE GÊNERO TEXTUAL
- Professor, esta atividade tem como objetivo introduzir o gênero textual Biografia. Para sensibilizar os alunos sobre esse tema, você poderá utilizar seu laptop para acessar a biografia de Cecília Meireles, para que possam compreender esse gênero textual, percebendo as características e função. A biografia é encontrada no sítio  http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp. Acesse ou solicite que seus alunos acessem utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

 
ceíclia meireles  
Professor, nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos a construção de uma autobiografia, abordando noções temporais como: passado, presente e futuro. Para tanto, retome com eles o que já foi descoberto sobre suas histórias de vida.
- Utilize seu laptop para apresentar para eles a biografia de Cecília Meireles, para que possam compreender esse gênero textual, percebendo as características e função. A biografia é encontrada no sítio  http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp. Acesse esse sítio por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). 
- Converse com os alunos que biografia é a história de vida de uma pessoa que é escrita por outra. Enfatize a forma do texto, as marcas linguísticas e o tempo verbal utilizado na biografia.

menina lapis
MÃO A OBRA: PRODUZINDO UMA AUTOBIOGRAFIA
- Depois de explorar esse gênero textual com os alunos proponha que cada um escreva uma Autobiografia, ou seja, conte sua própria história abordando em seu texto fatos de seu passado, fatos atuais e planos para o futuro.
- Para a produção do texto, eles poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
- Solicite que escolham um título para sua Autobiografia. Realize a correção individualmente com os alunos. Em seguida, deixe que eles apresentem uns para os outros.
 
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
ILUSTRANDO A AUTOBIOGRAFIA: PRODUZINDO UM AUTORRETRATO
- Depois de elaborar a autobiografia solicite que os alunos ilustrem o texto com seu autorretrato. Para tanto, você poderá convidar um professor de artes para abordar o conceito de autorretrato.
“Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu caráter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo.” Consulta realizada em 08/08/2011- Fonte: http://www.infopedia.pt/$auto-retrato
Mostre para seus alunos alguns exemplos de autorretratos:

PORTINARI
Candido Portinari
Fonte: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/id_portinari_auto_retrato.html

TARCILA
Tarsila do Amaral
Fonte: http://lo-bueno-si-breve.blogspot.com/2010/11/tarsila-do-amaral.html

- Para a produção do autorretrato os alunos poderão desenhar, pintar, ou então, como a produção textual foi feita no laptop, ele também poderá utilizar os recursos de seu Classmate para produzir seu autorretrato.
- Sugerimos como recursos do laptop para a produção do autorretrato o programa Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).
- Lembre seus alunos que, para produzir seu autorretrato ele deverá observar suas características principais, como por exemplo: tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados); cor da pele e dos olhos; formato do rosto; tamanho e formato da boca, dentre outras.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, a avaliação deverá ser processual, possibilitando uma reflexão sobre a metodologia utilizada e aprendizagem do aluno. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se resgataram fatos marcantes de sua vida através da pesquisa com familiares, na construção da sua árvore genealógica, e por meio das fotos; se identificaram características do gênero textual “biografia” e desenvolveram noções temporais como: passado, presente e futuro. Observe também se foram capazes de elaborar seu texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados e produziram seu autorretrato observando suas principais características. Organize também registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

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