domingo, 28 de agosto de 2011

COMO TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA POR MEIO DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS? (UCA)

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as brincadeiras antigas como manifestações culturais;
  • Recriar brincadeira a partir do que foi vivenciado;
  • Utilizar o texto instrucional na evolução da escrita alfabética;
  • Ampliar e enriquecer o vocabulário;
  • Ler com compreensão.
  • Organizar-se temporalmente com a relação antes/agora
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos –6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento. Além disso, os alunos deverão conhecer alguns recursos de seus netbooks como: Mozilla Firefox, WxCam e o KRecord.
Estratégias e recursos da aula
Todos
Professor, a escola tem sido um dos poucos espaços onde crianças podem se encontrar e brincar, pois a modernidade, os recursos tecnológicos, a violência urbana e a diminuição de filhos por família dificultam estes momentos.  Assim, é importante que as crianças, principalmente as que moram nos grandes centros e que estão cada vez mais distantes das brincadeiras em grupos, tenham espaços e oportunidades para realizar suas brincadeiras.
As brincadeiras e brinquedo dos tempos de seus pais ou avós, possibilitam um trabalho com a cultura popular, contextualizando a leitura e a escrita por meio de textos significativos.
As brincadeiras e os brinquedos populares são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração principalmente através da oralidade, proporcionam a interação e estimulam a criatividade, além de divertir a criançada. Veja a sugestão a seguir.

RODA DE CONVERSA

 Inicie a aula com uma rodinha, para introduzir o tema e motivar os alunos. Converse com os alunos sobre já terem brincado com seus familiares de alguma brincadeira legal, como brincadeira de roda, brincadeira cantada ou outras. Faça com eles, uma lista destas brincadeiras, que podem ser escritas em um cartaz ou no quadro negro. Depois, proponha a brincadeira antiga “Escravos de Jó”, ela resgata o trabalho em grupo, pois só acontece se houver a colaboração de todos os participantes, além de trabalhar a coordenação motora e a acuidade auditiva.

Antes de iniciá-la, compartilhe um vídeo com os alunos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw. Para isso, utilize o MozillaFirefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e um projetor de mídia para que possam visualizar a brincadeira, caso não a conheçam. Logo após, explique as regras antes de começar.
Solicite ainda que, quem errar e sair da brincadeira, fotografe o momento com o auxílio do WxCam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
 LETRA:
ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA, PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ

REGRAS E MODO DE JOGAR:
 _ MATERIAL: CAIXINHA DE FÓSFORO OU UMA PEDRINHA PARA CADA CRIANÇA OU QUALQUER OUTRO OBJETO PEQUENO.
 _ PARTICIPANTES: NO MÍNIMO DOIS.
_ ORGANIZAÇÃO: ASSENTADOS EM CÍRCULO, UM AO LADO DO OUTRO.
_ COMO BRINCAR: CADA UM COLOCA UMA PEDRINHA À SUA FRENTE. ENQUANTO CANTA, A CRIANÇA PEGA A SUA PEDRA E COLOCA NA FRENTE DO COLEGA, ASSENTADO À SUA DIREITA. NOS VERSOS “TIRA, PÕE / DEIXA FICAR!”, TODAS TIRAM A PEDRINHA DA FRENTE DO COLEGA, COLOCAM NA SUA FRENTE E A DEIXAM ALI POR ALGUNS SEGUNDOS. QUANDO CANTAM “GUERREIROS COM GUERREIROS”, AS CRIANÇAS RETOMAM OS MOVIMENTOS ATÉ O VERSO “FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ!” NESSE MOMENTO, OS PARTICIPANTES SEGURAM A PEDRA MOVIMENTANDO-A DE LÁ PARA CÁ E DEIXANDO-A, POR FIM, NA FRENTE DO COLEGA.
 Fonte: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=27

Observação: leve a letra e as regras escritas para que os alunos tenham contato com o código escrito e compreendam a função social da leitura e da escrita.
Professor, repita várias vezes a brincadeira, para que os alunos entendam, depois explore oralmente:
_Quem conhecia esta brincadeira?
_ Do que fala a brincadeira?
_ Se alguém parar a brincadeira durante os movimentos o que acontece?
 _ Se alguém errar o que temos que fazer?
_Vocês imaginam qual foi a época em que esta brincadeira foi criada?


TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO

Neste momento, retome o material escrito, letra e música. Releia-o com os alunos, coletivamente. Depois, dê a cada um a cópia da letra da música para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e explore; frase, palavras, sílabas e letras.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
CRUZADINHA
cruzadinha
1-      O QUE OS PERSONAGENS DA MÚSICA FAZIAM?
2-      QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA MÚSICA?
3-      DE ONDE ELES ERAM?
4-      O QUE ELES JOGAVAM?
 ILUSTRE A MÚSICA
















INSTIGANDO A CURIOSIDADE

Professor, inicie este momento relembrando a brincadeira “Escravos de Jó”, questione se eles lembram como se brinca, se gostaram e se gostariam de conhecer novas brincadeiras do tempo da vovó. Faça também, uma breve leitura de um texto, que ilustra bem o como eram criadas e brincadas as brincadeiras antigas.

ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS NÃO TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, USAVAM MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRIÁ-LOS.
UTILIZAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS, ALÉM DAS BRINCADEIRAS COMO AMARELINHA, CINCO MARIAS, BOLINHA DE GUDE, CANTIGAS DE RODA, PASSA ANEL, RODA PIÃO, EMPINAR PIPA DENTRE VÁRIAS OUTRAS E ASSIM, SE DIVERTIRAM POR DÉCADAS E DÉCADAS.
COM OS AVANÇOS DA MODERNIDADE, A TECNOLOGIA TROUXE BRINQUEDOS QUE NÃO EXIGEM A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, POIS ELAS JÁ ENCONTRAM TUDO PRONTO.
ASSIM, APRESENTAMOS AQUI ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

- RODA: EM RODA, CANTEM CANÇÕES ANTIGAS E FAÇAM OS GESTOS E REPRESENTAÇÕES DAS MESMAS. LEMBRAMOS DE ALGUMAS MÚSICAS COMO ATIREI O PAU NO GATO, CIRANDA-CIRANDINHA, A LINDA ROSA JUVENIL, A GALINHA DO VIZINHO, A CANOA VIROU, EU ENTREI NA RODA, CACHORRINHO ESTÁ LATINDO, O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS, PAI FRANCISCO, PIRULITO QUE BATE BATE, SAMBA LELÊ, SE ESTA RUA FOSSE MINHA, SERRA -SERRA -SERRADOR, ETC.
- ESCRAVOS DE JÓ:DOIS PARTICIPANTES CANTAM A MÚSICA “ESCRAVOS DE JÓ, JOGAVAM CAXANGÁ, TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE, ZIGUE ZÁ”. CADA UM COM UMA PEDRINHA NA MÃO VAI TROCANDO-AS E FAZENDO O QUE DIZ A MÚSICA.
- AMARELINHA:RISCA-SE A AMARELINHA NO CHÃO, DE 1 A 10, FAZENDO NO ÚLTIMO NÚMERO UM ARCO PARA REPRESENTAR O CÉU. PULA-SE COM UM PÉ SÓ, DENTRO DE CADA QUADRADO.
- PIÃO:UM PIÃO DE MADEIRA ENROLADO NUM BARBANTE. PUXA-SE A PONTA DO BARBANTE E ESTE SAI RODOPIANDO. A GRANDE DIVERSÃO É OBSERVAR O PIÃO RODANDO.
- PASSAR ANEL:OS PARTICIPANTES FICAM COM AS MÃOS JUNTAS E UM DELES COM UM ANEL ESCONDIDO. A PESSOA QUE ESTÁ COM O ANEL VAI PASSANDO SUAS MÃOS DENTRO DAS MÃOS DOS OUTROS PARTICIPANTES ATÉ ESCOLHER UM DELES E DEIXAR O ANEL CAIR EM SUAS MÃOS, SEM QUE OS OUTROS PERCEBAM. DEPOIS ESCOLHE UMA PESSOA E PERGUNTA-SE “FULANO, COM QUEM ESTÁ O ANEL?” E A PESSOA ESCOLHIDA DEVE ACERTAR.
- PULA CORDA: DUAS PESSOAS BATEM A CORDA E OUTRA PULA. DURANTE A EXECUÇÃO DA BRINCADEIRA OS BATEDORES VÃO CANTANDO “UM DIA UM HOMEM BATEU NA MINHA PORTA E DISSE ASSIM: SENHORA, SENHORA PÕE A MÃO NO CHÃO; SENHORA, SENHORA PULE DE UM PÉ SÓ; SENHORA, SENHORA DÊ UMA RODADINHA E VÁ PRO MEIO DA RUA”. AO FINAL, O PULADOR DEVE SAIR DA CORDA SEM ERRAR.
- BOLINHA DE GUDE:ESSA BRINCADEIRA TEM VÁRIAS FORMAS DE SE JOGAR, COMO BOX, TRIÂNGULO, BARCA E JOGO DO PAPÃO, ONDE OS PARTICIPANTES DEVEM PERCORRER DETERMINADOS CAMINHOS, BATENDO UMA BOLINHA NA OUTRA E, AO FINAL, ACERTAR AS CAÇAPAS.
- EMPINANDO PIPA:ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E AMPLO, ONDE NÃO TENHA FIOS DE ENERGIA ELÉTRICA. A PIPA VAI SUBINDO COM O VENTO E OS PARTICIPANTES FICAM OBSERVANDO-A AO LONGE. ALGUMAS PESSOAS USAM CEROL, UMA MISTURA DE COLA COM CACO DE VIDRO, PARA CORTAR OS FIOS DAS OUTRAS PIPAS. PORÉM, A BRINCADEIRA DESSA FORMA TORNA-SE PERIGOSA, PODENDO CAUSAR ACIDENTES GRAVES. ASSIM, USE-A APENAS PARA SE DIVERTIR EVITANDO USAR O CEROL, MESMO QUE ALGUÉM LHE DÊ O PREPARADO.
- BATATA QUENTE: OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM CÍRCULO E UMA PESSOA FICA DE FORA. VÃO PASSANDO UMA BOLA, BEM RÁPIDO, DE MÃO EM MÃO E O QUE ESTÁ DE FORA, DE COSTAS PARA O GRUPO, GRITA “BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE, ..., QUEIMOU!”. QUEM ESTIVER COM A BOLA QUANDO O COLEGA DISSER ‘QUEIMOU’, É ELIMINADO DA BRINCADEIRA. O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE NÃO FOR ELIMINADO.
Adaptação do texto de Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola
Fonte:http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm
Consulta realizada em 13/08/2011

Discuta com os alunos:
- O que entenderam sobre o texto?
- Por que as brincadeiras mudaram?
- Será que as brincadeiras de antigamente eram melhores do que as de hoje? Por quê?

Para ampliar o tema sugerimos algumas atividades que podem ser desenvolvidas em casa:



Atividades de casa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula: A REALIZAÇÃO DA AULA FOI COLETIVAMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário