No Tux, of Math Command, o jogador controla Tux, o pingüim símbolo do Linux, que deve proteger as construções de uma cidade espacial de um bombardeio de meteoros. Para tanto, o jogador deve, inicialmente, clicar sobre a opção “Jogar” da tela inicial do jogo, apresentada na figura abaixo:
Figura 01: Tela Inicial
Logo depois, primeiro estágio do jogo já é apresentado, com seus principais elementos, conforme a figura a seguir:
Figura 02: Estágio do jogo
Os meteoros surgem na parte de cima da tela e encaminham-se para baixo, de encontro às construções da cidade. O jogador deve observar a conta presente em cada meteoro e rapidamente digitar a respectiva solução, seguida pela tecla <enter>.
Caso o resultado esteja correto, Tux disparará um raio laser que destruirá o meteoro, comemorando seu feito logo depois. Caso contrário, será necessário redigitar o valor de resposta, tentando-se evitar a colisão do meteoro com a cidade. Caso algum meteoro colida com alguma construção da cidade, inicialmente será destruído o campo de força que a envolve. Somente num segundo impacto, com a construção já sem seu campo de força é que a mesma será realmente destruída, sendo o jogador alvo das reclamações de Tux.
À medida que o jogador conseguir destruir os meteoros, o jogo apresentará novos estágios, com contas mais difíceis e meteoros cada vez mais velozes, o que tornará o jogo cada vez mais desafiador.
O jogo acabará quando todas as construções da cidade forem destruídas, sendo, então, apresentada uma mensagem de fim de jogo. O jogador poderá, então, jogar novamente para tentar obter uma maior pontuação ou simplesmente sair do jogo.
Tux Typing 2 é um jogo educacional que ensina à criança a técnica básica de digitação e também apresenta desafios para que a mesma pratique de forma sempre divertida. A filosofia básica que rege o uso do Tux Typing 2 é a idéia de que a criança pode, sim, aprender digitação de forma rápida e descontraída. A seguir é apresentada a tela inicial do jogo e suas principais opções:
Figura 01: Tela inicial do jogo
Cascata de Peixes
A opção “Cascata de Peixes” apresenta um modo de jogo onde a criança deve alimentar Tux, o pinguim símbolo do Linux, com peixes. Para tanto, é preciso inicialmente selecionar um grau de dificuldade do jogo, na tela apresentada a seguir:Figura 02: Seleção do nível de dificuldade do modo “Cascata de Peixes”
Figura 03: Seleção do tipo de elemento a ser digitado no modo “Cascata de Peixes”.
Figura 04: Seleção do tipo de elemento a ser digitado no modo “Cascata de Peixes”.
Destrutor de Cometas
A opção “Destrutor de Cometas” apresenta um modo de jogo onde a criança deve ajudar Tux a destruir cometas que ameaçam as construções de uma cidade espacial. É necessário, inicialmente, selecionar o nível de habilidade do jogador (Figura 5) – e, consequentemente, o nível de dificuldade do jogo –, onde “Cadete espacial” representa o nível de dificuldade do jogo mais fácil e “Comandante”, o mais difícil.Figura 05: Seleção do nível de habilidade do modo “Destrutor de Cometas”.
Figura 06: Exemplo de estágio do modo “Destrutor de Cometas”.
Praticar
A opção “Praticar” apresenta lições simples, que permitem ao jogador aprender a técnica básica de digitação, aprimorando sua capacidade de jogo. Nesta opção, são apresentadas na tela letras e os respectivos dedos – mostrados nas mãos de Tux –, que devem ser utilizados para sua digitação, como na figura abaixo:Figura 07: Exemplo do modo “Praticar”.
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