domingo, 28 de agosto de 2011

Mercantilismo: características e relação com o sistema colonial – UCA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o contexto histórico do surgimento do mercantilismo;
  • Compreender as principais ideias, teorias e políticas do sistema mercantilista;
  • Relacionar o mercantilismo com o sistema Colonial.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula o aluno  precisará conhecer a Formação dos Estados Modernos e o Absolutismo.
Estratégias e recursos da aula
UCA
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
uca eseba
 

ATIVIDADE 1- ECONOMIA MODERNA:  O MERCANTILISMO

Professor, a partir do século XVI, com intuito de ampliar o seu poder e sua riqueza, vários estados modernos adotaram um conjunto de práticas econômicas que recebeu o nome de mercantilismo. Nos vídeos abaixo,  entenderemos o contexto e as principais características das práticas mercantilistas.


UCA
1 -
 
mercantilismo
Acesso 12 de agosto de 2011
2.
mercantilismo 2
Acesso 12 de agosto de 2011
 
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links dos vídeos acima para assisti-los.
2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:
a) Em que momento histórico surgiu o Mercantilismo?
b) O que é o Mercantilismo?
c) Qual a relação do Absolutismo com o Mercantilismo?
d) Quais são as principais características das práticas mercantilistas?
3- Proponha aos alunos que, em trios, criem um texto no KWord respondendo as questões acima e acrescentem ao texto imagens sobre a temática.
4- Depois, oriente cada trio a trocar seu texto com outro trio, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.
5- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo conforme orientação:
                                                                                MERCANTILISMO
DATA

LOCAL

DEFINIÇÃO

OBJETIVO

CARACTERISTICA FUNDAMENTAL

PRINCÍPIOS

6- Socialize as respostas dos alunos com todos da turma.
7- Partindo do trabalho realizado com os vídeos peça aos alunos para que se dividam em grupos de quatro integrantes e que façam no KoulorPaint um esquema, conforme orientação e exemplo abaixo:
O esquema deverá conter:
a) Título
b) Conceito de Mercantilismo
c) Objetivos
d) Características
e) Imagens
Exemplo de um esquema:
esquema
Disponível em:  http://carloshistoria.wordpress.com/absolutismo/
Acesso em 12 de agosto de 2011.
8- Professor, boa parte dos Estados Modernos europeus da época moderna aplicaram os princípios do mercantilismo em função de suas especificidades e de determinados contextos históricos. Desta forma, proponha aos alunos que, em quatro grupos, façam uma pesquisa sobre os modelos de mercantilismo na Europa abaixo indicados. Cada grupo ficará com um país.

Espanha - Bulionismo
França - Colbertismo
Inglaterra - Comercialismo
Estados germânicos - Cameralismo
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.
9- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

ATIVIDADE 2- MERCANTILISMO: RECEITA PARA ACUMULAR RIQUEZA


Professor, nos textos abaixo, compreenderemos que, na Idade Moderna, o país seria poderoso e rico quanto mais metais preciosos acumulasse e quanto mais mantivesse uma balança comercial favorável, ou seja, exportasse mais e importasse menos.

TEXTO 1: Mercantilismo
" Na teoria mercantilista, a base de sustentação da economia eram os estoques de ouro e prata, o comércio e a indústria. A nação que não tivesse minas deveria obter aqueles metais preciosos através do comércio. O país devia buscar exportar mais que importar. As colônias deveriam ser mantidas como consumidoras dos produtos da metrópole e ao mesmo tempo fornecedoras de matéria prima para a metrópole. A manufatura era proibida nas colônias, onde todo o comércio era monopólio da metrópole. Para ser forte uma nação deveria ter uma grande população, que constituiria seu mercado interno, além de criar abundância de mão de obra e forças de defesa. A austeridade era fundamental, a fim de que houvesse pouca necessidade de importação, principalmente de artigos de luxo. O povo e o governo deviam poupar e ser parcimoniosos nos gastos."
 Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mercantilismo/mercantilismo.php
Acesso em 12 de agosto de 2011.
TEXTO 2:
" MERCANTILISMO - Conjunto de medidas econômicas adotadas pelos Estados Nacionais modernos no período de Transição (Feudalismo p/ Capitalismo), tendo os Reis e o Estado, o poder de intervir na economia. Esse sistema buscava atender os setores feudais visando conseguir riquezas para a sua manutenção. O mercantilismo não é um modo de produção, mas sim um conjunto de práticas de produção. Não existe uma sociedade Mercantilista. Tais medidas variavam de Estado para Estado, logo, não existiu apenas um mercantilismo. Não se pode generalizá-lo. (...)
- Metalismo ou Bullionismo;
- Balança Comercial Favorável (Vender mais e comprar menos -> visando garantir o acúmulo de ouro e prata);
- Protecionismo Alfandegário (grandes tarifas aos produtos estrangeiros);
- Construção Naval (frota Mercante e Marinha de Guerra);
- Manufaturas;
- Monopólio (Rei vende monopólio para as Companhias de Comércio nas cidades);
- Sistema Colonial (Pacto Colonial, Latifúndio, Escravismo);
- Intervenção do Estado na Economia; "
 Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897
Acesso em 12 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima.
2- Depois da leitura do texto, na integra, levante uma questão com os alunos: Qual era o grande "segredo" para acumular riquezas naquela época?
UCA
3- Nos textos acima vimos algumas medidas mercantilistas importantes para promover a riqueza dos Estados nacionais. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre essas medidas, abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.
Metalismo
Balança Comercial Favorável
Protecionismo Alfandegário
Formação de monopólios
Colonialismo
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.
6- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
7- Trabalho com história em quadrinhos:

 
quadrinhos
Acesso 12 de agosto de 2011.
Apresente a imagem acima aos alunos. Trata-se de um trabalho, história em quadrinhos, realizado pelo aluno GERSON LUÍS DALLA STELLA, 1ª M,  Nº 16,  2001  (ZARDO). Proponha que eles façam, em grupos de quatro integrantes, uma  história em quadrinhos no KPresenter , contemplando as principais características do mercantilismo.

 8- Os grupos deverão socializar suas histórias em quadrinhos com todos da turma.


ATIVIDADE 3- MERCANTILISMO E SISTEMA COLONIAL


Professor, o mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, que tinha como principal objetivo obter e preservar riqueza e, para isso, a conquista e a exploração de colônias também eram fundamentais. Pelo pacto colonial, os Estados absolutistas europeus retiravam os recursos que bem desejavam de seus domínios em outros continentes e forçavam os povos colonizados a comprar os produtos fabricados na metrópole. Neste sentido, há uma estreita relação entre mercantilismo e sistema colonial, como veremos  no texto e no vídeo abaixo:
TEXTO: O Estado Absolutista comanda
"Uma das principais consequências do mercantilismo foi a montagem do sistema de exploração colonial, que marcou a conquista e a colonização de toda a América Latina, além de regiões da Ásia e da África. Na verdade, o sistema colonial desenvolveu-se como uma continuação da política econômica do mercantilismo. De acordo com essa política, o Estado deveria enriquecer-se por meio do crescimento das atividades comerciais. E foi através da exploração colonial que as nações europeias realizaram esse objetivo."
Disponível em: http://historiamaneco.blogspot.com/2010/02/mercantilismo.html
Acesso em 12 de agosto de 2011.
UCA
mercantilismo 3
Acesso em 12 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima indicados.
2- Após a leitura do texto e exibição do vídeo, levante algumas questões com os alunos:
a) Se o objetivo do mercantilismo era "fortalecer o poder do rei", qual foi seu papel na formação do Estado Moderno e, consequentemente, sua relação com o sistema colonial?
b) Qual era o papel das colônias no contexto do mercantilismo e de que forma esse papel era exercido?
3- Com base nas discussões acima, peça aos alunos que  criem um texto no KWord contendo os termos abaixo relacionados:
absolutismo - estados modernos - mercantilismo - expansão marítima - metalismo - colonialismo
4- Socialize os textos dos alunos com todos da turma.
5- Apresente as charges abaixo aos alunos pedindo que eles acessem os links das mesmas.
Charge1:
colonia         
Acesso em 12 de agosto de 2011.
 
Charge 2:
colonialismo 2
Acesso em 12 de agosto de 2011.
Proponha aos alunos que salvem as charges acima no KolourPaint e, em duplas , criem um título e uma legenda explicativa para as charges. Depois, os alunos deverão montar sua própria charge, contemplando a relação entre o sistema colonial e o mercantilismo.
6-  Os trios deverão socializar suas charges com todos da turma.
Recursos Complementares

Sugestões de leituras para o professor:
Ideias Mercantilistas e teorias do Comércio Internacional
Disponível em:  http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_16827/artigo_sobre_ideias_mercantilistas_e_a_teoria_do_comercio_internacional
Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:
Mercantilismo
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rFVAKHqkvcE
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:
Economia e Política da Idade Moderna: o Mercantilismo
Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23034
Todos os links foram acessados em 12 de agosto de 2011.
Avaliação
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, vídeo, pesquisas, produção de textos críticos, debates, respostas aos questionamentos levantados e apresentação com resultado de dados pesquisados sobre a temática, respostas aos roteiros de perguntas e criação de esquemas e charges.

O Estado Moderno e o Absolutismo Monárquico - UCA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os motivos que levaram a formação dos Estados modernos;
  • Analisar a estrutura social do Antigo Regime;
  • Compreender as características do Absolutismo em diversos Estados europeus, como Espanha, Portugal, Inglaterra e França.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula o aluno  deverá ter conhecimento  sobre a crise do feudalismo, o fortalecimento das cidades e do comércio.
Estratégias e recursos da aula
UCA
 
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
uca eseba
 

ATIVIDADE 1:  A FORMAÇÃO DOS ESTADOS MODERNOS


Professor, no texto e no vídeo abaixo será possível compreender que a consolidação das monarquias nacionais foi resultado de um período marcado por grandes mudanças, tais como o enfraquecimento dos senhores feudais e o fortalecimento do poder dos monarcas.  O novo papel assumido pelo comércio e pelas cidades fez surgir uma nova classe social, a burguesia, importante para o processo de centralização do poder em torno da figura do monarca.
UCA
estados modernos
Acesso 11 de agosto de 2011.
 
TEXTO:
Estado Moderno e Absolutismo
'Estas revoltas se espalharam pela Europa ocidental e a partir de um certo momento as tropas particulares do senhor feudal não foram o bastante para controlar os servos. Tornou-se necessária, então, a criação de um grande exército permanente, garantidor da ordem social. Este exército tinha que ser montado, mantido, armado, pago e comandado. Para cumprir estas funções os nobres aceitaram e contribuíram para a formação do Estado Absolutista, pois assim teriam uma série de seus privilégios de classe mantidos.
Por outro lado, devemos destacar também o papel decisivo desempenhado pela burguesia para a consolidação do chamado Estado absoluto. Da mesma forma que os nobres, os burgueses viam na figura do rei uma possibilidade de conseguir certos privilégios. O principal deles era o de comercializar com mais segurança e eficácia, o que seria possível se os mercados e a moeda fossem unificados. Sendo assim, devemos compreender o processo de centralização do poder em torno da figura do monarca como uma grande aliança entre a burguesia, a nobreza e o próprio rei, que passaria a ser uma espécie de mediador dos conflitos de interesse entre a burguesia e a nobreza.(...) Para a sociedade europeia ocidental do século XIV, a unidade nacional parecia ser a palavra de ordem. Exército nacional, moeda única, território demarcado, língua e cultura, administração única, enfim, um caldeirão de sentimentos nacionais borbulhava na Europa ocidental, anunciando a grave crise do sistema feudal que se tornaria irreversível no século seguinte."
Disponível em: http://prevestibularmare.wordpress.com/historia/estado-moderno-e-absolutismo/
Acesso 11 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima para visualização do vídeo e leitura do texto na íntegra.
2- Professor, após leitura do texto e exibição do vídeo, proponha um debate levantando as seguintes questões:
Que acontecimentos levaram à crise do sistema feudal?
Qual a importância do surgimento da burguesia e das cidades para a formação dos Estados Modernos?
Quais foram os principais motivos que levaram à formação dos Estados Modernos?
Cite alguns Teóricos do Absolutismo.
3- Depois, proponha aos alunos que, em trios, criem no Kword cinco perguntas com respostas sobre o que foi lido no texto e exibido no vídeo.
4- Peça que cada trio socialize suas perguntas e respostas com outro trio, e assim sucessivamente.
UCA
5- A partir do século XVI, teóricos absolutistas recorriam à filosofia para criar a imagem de um rei ideal aos olhos do povo e assim justificar o poder real. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre os principais teóricos absolutistas abaixo indicados.
 Nicolau Maquiavel, autor de “O príncipe”;
Thomas Hobbes, autor de “Leviatã”;
Jean Bodin, criador de “Os seis livros da República”;
Jacques-Bénigne Bossuet, autor de “Política Segundo a Sagrada Escritura”.
Oriente os alunos a considerarem para a pesquisa:
O nome e a nacionalidade do teórico;
A época em que ele viveu;
Principais ideias de cada autor;
Imagens sobre os teóricos.
6- Os dados coletados pelos grupos, incluindo imagens, devem ser organizados no KPresenter  e apresentados para toda a turma.

ATIVIDADE 2: ANTIGO REGIME: UMA SOCIEDADE DIVIDIDA

Professor, durante o Antigo Regime, a sociedade europeia era dividida em camadas sociais distintas. As pessoas faziam parte de uma camada social de acordo com suas condições políticas e financeiras. Na França, por exemplo, as camadas sociais eram chamadas de estamentos ou estados.

Texto e Charge 1:

UMA SOCIEDADE ESTRATIFICADA E HIERARQUIZADA
A sociedade europeia dos séculos XVII e XVIII era uma sociedade de ordens fortemente estratificada e hierarquizada, com base no nascimento e na função social que cada indivíduo desempenhava. As principais ordens ou estratos eram o clero, a nobreza e o povo, esta sociedade regia-se pela desigualdade dos estatutos sociais e jurídicos conferidos a cada ordem.
Disponível em: http://historiaaraposo8ano.wordpress.com/category/antigo-regime/
Acesso 11 de agosto de 2011.
Charge

Texto e Charges 2:

O Absolutismo Europeu: Monarquia e Formação do Estado Nacional.

"O rei, além de deter o poder executivo, o governo político propriamente dito, detinha o poder de fazer as leis e a justiça. O poder emanava do rei e era por ele exercido. Não havia justiça nem política autônomas. A base social do Absolutismo era o privilégio: honras, riquezas e poderes eram reservados a um pequeno grupo de pessoas, clero e nobres. Eram: privilégios sociais (acesso exclusivo a cargos, oficialato no exército, colégios, distinção nas vestes); privilégios jurídicos (direito de passar testamento, tribunais e penas especiais); privilégios econômicos (isenções de impostos que recaíam sobre os pobres)."
Disponível em: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/o-absolutismo-europeu-monarquia-e.html
Acesso 11 de agosto de 2011.
1.
charge 2
Antigo Regime - a caricatura mostra o terceiro estado miserável, a nobreza robusta e livre e o clero com uma coruja no chapéu, símbolo da ambição.
Acesso 11 de agosto de 2011.
2.
charge 3
Antigo Regime - organização social - o camponês carrega a Igreja e a Aristocracia nas costas, dos bolsos dos privilegiados sai os impostos.
Acesso 11 de agosto de 2011.

Charge 3:

Charge 4
Acesso 11 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem os links acima para visualização das charges e leitura dos textos na íntegra.
2- Partindo dos textos e das charges acima, sugira aos alunos que, no KWord respondam as questões abaixo:
a) Quais as classes sociais representadas nas charges?
b) Explique os privilégios do primeiro e segundo estados.
c) E como ficava  o terceiro estado em relação aos privilégios? Explique.
d) Explique o que cada charge tem em comum.
d) Nas charges acima, os autores fazem uma crítica à sociedade da época do Antigo Regime. Em sua opinião, qual é essa crítica?
3- Todos os alunos deverão socializar suas respostas com a turma.
4- Partindo das questões acima levantadas, sugira aos alunos, em duplas, que salvem as imagens das charges  no KolourPaint  e oriente-os a:
a) Indicar em cada charge os sujeitos sociais representados usando a seguinte legenda:
  • a letra C quando a figura representada fizer parte do Clero;
  • a letra N quando a figura representada fizer parte da Nobreza;
  • a letra R quando a figura representada for o Rei;
  • a letra P quando a figura representada for o Povo.
b) Dê um título criativo para cada charge.
5- Socialize os trabalhos das duplas com todos da turma.
6- Partindo das informações já estudas, sugira aos alunos que em grupos de quatro integrantes, criem no Krecord uma paródia sobre as desigualdades sociais do terceiro estado em relação ao primeiro e segundo estado.
7- Todos os grupos deverão socializar suas paródias com todos da turma.

ATIVIDADE 3: O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO: FRANÇA, INGLATERRA, PORTUGAL E ESPANHA

Professor, no texto abaixo,  o aluno poderá compreender como se desenvolveu o processo de formação do estado moderno absolutista em alguns países europeus.

TEXTO: Principais estados Absolutistas

O texto está disponível no link: http://www.coladaweb.com/historia/estado-moderno-e-o-absolutismo (Acesso em 11 de agosto de 2011).
Portugal: Surgiu como um reino independente em 1139. Seu primeiro rei foi D. Afonso Henrique, o indicar da dinastia de Borgonha. Por muito tempo, os portugueses viveram envolvidos na luta pela expulsão dos mouros (conjunto de população árabes, etíopes, turcomanas e afegãs) da península Ibérica. A luta prosseguia até 1249 com a vitória portuguesa e a conquista de Algarves (sul de Portugal). Com o rei. D. Dinis interrompeu-se a conquista no plano militar, iniciando-se um período de reorganização interna de Portugal. As fronteiras do país já estavam definidas. Em 1383, com D. João, mestre de Avis, teve início a nova dinastia de Avis. Isso se deu após o desfecho de uma luta político-militar denominada Revolução de Avis, em que a sucessão do trono português foi disputa entre o rei de Castela e D. João. A vitória da Revolução de Avis foi também a vitória da burguesia de portuguesa sobre a sociedade agrária e feudal que dominava o país. Depois da Revolução de Avis, a nobreza agrária submeteu-se ao rei D.João. E este apoiado pela burguesia, centralizou o poder e favoreceu a expansão marítimo-comercial portuguesa. Todos esses acontecimentos fizeram de Portugal o primeiro país europeu a constituir em Estado absolutista e mercantilista.
Espanha: Durante séculos, os diversos reinos cristãos que ocupavam o território espanhol(reinos de Leão, Castela, Navarra e Aragão) lutaram pela expulsão dos mulçumanos da península Ibérica. A partir do século XIII, só havia na Espanha dois grandes reinos fortes e em condições de disputar a liderança cristã da região: o de Castela e o de Aragão.Em 1469, a rainha Isabel, de Castela, casou-se com o rei Fernando de Aragão. O casamento unificou politicamente a Espanha . A partir desse momento, os espanhóis intensificaram as lutas contra os árabes, que ainda ocupavam a cidade de Granada, na parte sul do país, Após a completa expulsão dos árabes, o poder real se fortaleceu e,com a ajuda da burguesia, a Espanha também se lançou ás grande navegações marítimas pelo Atlântico.
França: O processo de centralização do poder monárquico na França teve início com alguns reis da dinastia dos Capetos, que desde o séc. XIII tomaram medidas para a formação do estado francês. Entre essas medidas destacaram-se a substituição de obrigações feudais por tributos pago á coroa real a restrição da autoridade plena do papa sobre os sacerdotes franceses , a criação progressista de exército nacional subordinado ao rei, e a atribuição dada ao rei, de distribuir justiça entre os súditos.Foi, entretanto, durante a guerra dos cem anos (1337-1453), entre a França e Inglaterra, que cresceu o sentido nacional francês. Durante os longos anos da guerra, a nobreza feudal enfraqueceu-se enquanto o poder do rei foi aumentando.  Depois desse conflito, os sucessivos monarcas franceses fortaleceram ainda mais o poder real. Mas no período em que vai de 1559 a 1589 autoridade do rei voltou a cair em consequência de guerras religiosas entre os grupos protestantes e católicos.Só Henrique IV (1589-1619), o rei francês alcançou a paz. Antigo líder protestante, Henrique IV converteu-se ao catolicismo, afirmando: Paris vale bem uma missa. Promulgado o Edito de Nantes (1598), Henrique IV garantiu a liberdade de culto aos protestantes e passou a dirigir a obra de reconstrução político e econômico da França.Luís XIV, conhecido como o Rei sol, tornou-se o símbolo supremo do absolutismo francês. A ele atribuiu a famosa frase (o Estado é meu). Revogou o Edito de Nantes, que concedia liberdade de culto aos protestantes. Essa intolerância religiosa provocou a saída de aproximadamente 500 mil protestantes do país, entre os quais ricos representantes da burguesia. Esse fato teve graves consequências para a economia francesa. E provocou sérias críticas da burguesia ao absolutismo monárquico.Luís XIV e Luís XVI, ambos deram continuidade ao regime absolutista. Em 1789, explodiu a Revolução Francesa, que pôs fim á monarquia absolutista.
Inglaterra:  O absolutismo inglês teve início com o rei Henrique VII (1485-1509), fundador da dinastia dos Tudor. A burguesia inglesa, identificada com as atividades do comercio e das manufaturas, prestou seu apoio a Henrique VII para que se conseguisse a pacificação interna do país.Fortalecidos os sucessores de Henrique VII ampliaram os poderes da monarquia e diminuíram os poderes do parlamento inglês. No reina da rainha Elisabete I, o absolutismo monárquico inglês fortaleceu-se ainda mais. O poder real passou a colaborar ativamente com o desenvolvimento capitalista do país. Foi no reina de Elisabete que começou a expansão colonial inglesa, com a colonização da América do Norte e o apoio aos atos de pirataria contra navios espanhóis.Com a morte de Elisabete, chegou ao fim a dinastia dos Tudor. A rainha não deixou descendente. Por isso seu trono foi para seu primo Jaime, rei da Escócia, que se tornou soberano dos dois países com o titulo de Jaime I a dinastia dos Stuart, que procurou implantar juridicamente o absolutismo na Inglaterra.  

ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem o link acima para ler o texto na íntegra.
UCA
2- Professor, durante a leitura do texto, mostre aos alunos que o Absolutismo em cada país europeu teve suas características próprias. Por exemplo, o Absolutismo ibérico impulsionou a expansão marítima desses Estados e a conquista de territórios. Já na França, o Absolutismo alcançou sua expressão máxima. Partindo dessa discussão, proponha aos alunos, que se dividam em quatro grupos e façam uma pesquisa  sobre as principais monarquias absolutistas abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.
FRANÇA
INGLATERRA

PORTUGAL
ESPANHA
Oriente os alunos para que, durante a pesquisa, construam respostas a questões como:
Qual é a localização geográfica do país pesquisado?
Quais foram os principais reis e dinastias deste país?
Como era a sociedade e a economia deste país?
Como eram os costumes deste país na época do Absolutismo?
Este país ainda mantém o regime monárquico?
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.
3- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
4- Professor, leia para os alunos o seguinte trecho:
Tal rei, tal religião
'' Hoje você pode seguir a religião que quiser. Na época do Absolutismo não era assim. Isso porque se o rei era o chefe de tudo e de todos, não podia ser contrariado em algo tão importante como a religião. Pertencer a outra igreja era o mesmo que estar contra o rei, duvidar de sua autoridade como chefe do povo ou mesmo não a reconhecer."
( Fragmento adaptado do livro: Para entender a história 7° ano/  Divalte Garcia Figueira, João Tristan Vargas. 2ed.São Paulo: Saraiva, 2009)
5- Partindo da leitura acima, peça aos alunos que escrevam um pequeno texto no KWord respondendo o seguinte questionamento: Hoje, embora possamos seguir a religião que desejarmos, você acha que a religião continua exercendo influência na política das sociedades atuais?
6- Todos os alunos deverão socializar seus textos com todos da turma.
7- Depois, oriente os alunos para que, em grupos de quatro integrantes, na WxCam do seu netbook, façam uma entrevista com várias pessoas da escola, perguntando: Você acha que no Brasil a religião exerce influência na política? E qual a sua opinião sobre isso?
8- Depois de entrevistar uma maior número de pessoas, os grupos terão que apresentar, no KPresenter , gráficos com os resultados da pesquisa e imagens do processo da entrevista.
9- Todos os grupos deverão socializar suas pesquisas com todos da turma.
Recursos Complementares
Sugestões de leituras para professores e alunos:
 O Estado absolutista
Disponível em:  http://www.culturabrasil.org/absolutismo.htm
Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:
 Estado Absolutista Moderno Parte 1
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tJRoGE0GIHQ&feature=related
Estado Absolutista Moderno Parte 2
Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=TJofgOpD5k4&feature=related
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:
"O Estado sou eu" - o Absolutismo na Europa
Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23036
Avaliação
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, respostas aos roteiros de perguntas, apresentações de pesquisas, criação de textos e paródias.

Como resgatar a história dos alunos por meio da autobiografia? (UCA)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ler e discutir sobre biografias;
  • Identificar características do gênero textual biografia;
  • Expressar de forma coerente e clara;
  • Resgatar fatos importantes de seu desenvolvimento ao longo do tempo;
  • Pesquisar sua árvore genealógica;
  • Elaborar um texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados;
  • Produzir um autorretrato a partir das observações de suas principais características. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - cinco (5) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o Tux Paint e a Webcam.  
Estratégias e recursos da aula
alunos 
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- INTRODUZINDO O TEMA: um pouquinho de cada um
Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://aprendizarte.jimdo.com/identidade.php utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Neste sítio, explore com os alunos o poema Identidade, de Pedro Bandeira.

IDENTIDADE
Pedro Bandeira
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“o meu queridinho”,
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
Tem vezes que sou rei,
Herói voador,
Caubói lutador, jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
Peito de aço,
Goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou eu,
Sou assim, sou menino.
(Pedro Bandeira. Transcrito de Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna, 1985).

-  Após realizar a leitura do poema com seus alunos, dialogue com eles, ainda em rodinha sobre o que entenderam sobre IDENTIDADE. Converse explicando-lhes que cada pessoa é de um jeito, pensa de uma forma, tem suas preferências e suas experiências de vida que são singulares a cada um.
Depois do diálogo, aproveite para explorar o gênero textual poema abordando itens como:

  • Quais são as características de um poema?
  • Para que ele serve?
  • Dentre outros.

menina lapis
Em seguida, realize uma atividade de registro explorando o poema e aproveitando para resgatar histórias da infância de seus alunos. Sugerimos a seguinte:                                
 

1. O poema IDENTIDADE retrata características de:

(   ) um vendedor de picolé                          (   ) um menino em sua infância

 

2. Quando o menino do poema refere a si mesmo como uma pulga e uma mosca, ele expressa o sentimento de:

(   ) alegria                                                     (   ) tristeza 

(   ) coragem                                                  (   ) medo

 

3. Agora, resgate em sua memória como você era quando mais novo e produza um texto contando suas características e algum acontecimento engraçado em sua infância. Faça uma ilustração.

 


- Professor, corrija as atividades individualmente e realize a reescrita da produção de texto com os alunos, para que eles possam repensar suas hipóteses de escrita e evoluir sua escrita convencional.
- Sabemos que o trabalho com a reescrita é demorado, portanto sugerimos que a cada dia escolha uma quantidade que considere possível para fazer a reescrita, pois é importante esta mediação do professor para apontar desafios ao aluno.
menino tarefa
 -  Professor, proponha como tarefa de casa, uma atividade na qual, os alunos deverão escolher com auxílio de seus pais e familiares, fotos suas em diferentes idades e colocá-las em ordem cronológica (passado e presente) e trazer para a escola para a próxima aula. Estabeleça um limite de quatro fotos por aluno.
- Solicite que os alunos utilizem seus laptops para descreverem cada foto. Eles deverão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para digitar.
- Para a produção, oriente-os a observarem a foto e a descreverem relatando:

  • Onde estava;
  • Quantos anos tinha;
  • Como ele era nessa época;
  • O que gostava de fazer;
  • Dentre outros.

- Oriente-os também quanto ao registro da “fonte”, ou seja,  quem fez aquela foto, quem é o autor? A mamãe, o papai, a tia, ele mesmo?
- Depois da escrita o aluno deverá salvar sua produção em um arquivo no computador.
Sugestão de registro:

Foto 1 – Fonte:
Descrição:
 
Foto 2 – Fonte:
Descrição:

Foto 3 – Fonte:
Descrição:
Foto 4 – Fonte:
Descrição:



2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
PRESENTE, PASSADO E FUTURO
- Professor, nesta atividade você desenvolverá com os alunos noções de temporalidade (passado, presente e futuro) através da construção de uma linha do tempo utilizando as fotos trazidas por eles, solicitadas na tarefa de casa, e desenhos.
- Para sensibilizar os alunos sobre a temporalidade, inicie sua aula solicitando que eles acessem pelos seus laptops ao vídeo musical “Quando eu era neném” no sítio http://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk&feature=related. Para isso, eles  utilizarão o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). A música do vídeo explora as fases de uma menina e de um menino, em diferentes tempos cronológicos (quando neném, criança, adulto, casado, dentre outros).
NENEM 

- Depois de assistir ao vídeo musical, converse com as crianças  questionando-as: E vocês como eram? Vamos ver as fotos que trouxeram de casa!
- Organize as crianças em rodinha e peça para que elas socializem as fotos que trouxeram. Elas deverão utilizar seus laptops para ler para todos, a descrição que fizeram de cada foto. Deixe que socializem e contem suas histórias.
- Depois que todos socializarem suas fotos, entregue um pedaço de cartolina branca do mesmo tamanho das fotos para cada aluno e peça para que produzam um desenho representando como eles querem ser no futuro.

CONSTRUINDO UMA LINHA DO TEMPO
- Depois da socialização solicite que sentem em seus lugares. Utilize papel pardo para ser o fundo da parede na qual vocês montarão a linha do tempo.
- Chame um aluno de cada vez, de preferência em ordem alfabética, e vá construindo com a ele a linha do tempo de sua vida, organizando as fotos e o desenho produzido por eles em ordem cronológica (passado, presente e futuro).
 menino pesquisa
RESGATANDO A HISTÓRIA DA MINHA ORIGEM
- Professor, converse com seus alunos sobre as pessoas que fazem parte de sua família, seus parentes. Explique a eles que é por causa dessas pessoas (nossos bisavós, avós e pais) que existimos e construímos nossa história de vida.
- Questione-os se conhecem o que é uma árvore genealógica. Depois de ouvi-los, explique que "é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais dos mesmos de forma que fiquem conhecidas as conexões estabelecidas entre esses. Normalmente coloca-se o nome do ancestral mais antigo de que se conseguiu dados e, a partir desse, seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou então até na pessoa que se tem interesse."
Consulta realizada em: 08/08/2011 no sítio: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/arvore-genealogica.htm
menina fimando
 - A partir dessas informações, solicite que seus alunos levem seus laptops para casa e pesquisem a sua árvore genealógica.
- Para tanto, eles deverão entrevistar os seus familiares paternos e maternos (avós, tios e pais). Começando do ancestral mais velho de sua família.
 - A entrevista deverá ser filmada pelo aluno, utilizando seu laptop, através da Webcam, instalada na área de trabalho e salva em um arquivo em seu laptop.
- Aproveite esse momento para elaborar um roteiro de entrevista para os alunos realizarem com os familiares. Sugerimos algumas questões:

ROTEIRO DE ENTREVISTA:
  • NOME DO ENTREVISTADO
  • GRAU DE PARENTESCO (SE É AVÔ, AVÓ, TIO, TIA, PAI, MÃE)
  • IDADE
  • PEÇA PARA O ENTREVISTADO FALAR ALGO SOBRE VOCÊ (UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA, UMA MANIA, DENTRE OUTROS).

- Observação: oriente seus alunos a realizarem a entrevista primeiramente com todos os membros da família paterna e depois da materna, ou vice e versa, pois dessa forma fica organizada sua árvore genealógica. Reserve uma aula de sessenta minutos para a socialização das entrevistas dos alunos com os outros colegas da turma e professores.
 
 3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
SOCIALIZANDO A PESQUISA
Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar o resultado da pesquisa realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha e mostrar os vídeos produzidos por eles.
Depois que todos falarem, dialogue com eles sobre as descobertas realizadas pelos mesmos nas entrevistas com seus familiares. Investigue se os alunos resgataram fatos de sua vida e construíram conhecimentos sobre sua árvore genealógica.

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
BIOGRAFIA: CONHECENDO ESSE GÊNERO TEXTUAL
- Professor, esta atividade tem como objetivo introduzir o gênero textual Biografia. Para sensibilizar os alunos sobre esse tema, você poderá utilizar seu laptop para acessar a biografia de Cecília Meireles, para que possam compreender esse gênero textual, percebendo as características e função. A biografia é encontrada no sítio  http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp. Acesse ou solicite que seus alunos acessem utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet).

 
ceíclia meireles  
Professor, nesta atividade você poderá trabalhar com os alunos a construção de uma autobiografia, abordando noções temporais como: passado, presente e futuro. Para tanto, retome com eles o que já foi descoberto sobre suas histórias de vida.
- Utilize seu laptop para apresentar para eles a biografia de Cecília Meireles, para que possam compreender esse gênero textual, percebendo as características e função. A biografia é encontrada no sítio  http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp. Acesse esse sítio por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet). 
- Converse com os alunos que biografia é a história de vida de uma pessoa que é escrita por outra. Enfatize a forma do texto, as marcas linguísticas e o tempo verbal utilizado na biografia.

menina lapis
MÃO A OBRA: PRODUZINDO UMA AUTOBIOGRAFIA
- Depois de explorar esse gênero textual com os alunos proponha que cada um escreva uma Autobiografia, ou seja, conte sua própria história abordando em seu texto fatos de seu passado, fatos atuais e planos para o futuro.
- Para a produção do texto, eles poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
- Solicite que escolham um título para sua Autobiografia. Realize a correção individualmente com os alunos. Em seguida, deixe que eles apresentem uns para os outros.
 
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
ILUSTRANDO A AUTOBIOGRAFIA: PRODUZINDO UM AUTORRETRATO
- Depois de elaborar a autobiografia solicite que os alunos ilustrem o texto com seu autorretrato. Para tanto, você poderá convidar um professor de artes para abordar o conceito de autorretrato.
“Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu caráter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo.” Consulta realizada em 08/08/2011- Fonte: http://www.infopedia.pt/$auto-retrato
Mostre para seus alunos alguns exemplos de autorretratos:

PORTINARI
Candido Portinari
Fonte: http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/id_portinari_auto_retrato.html

TARCILA
Tarsila do Amaral
Fonte: http://lo-bueno-si-breve.blogspot.com/2010/11/tarsila-do-amaral.html

- Para a produção do autorretrato os alunos poderão desenhar, pintar, ou então, como a produção textual foi feita no laptop, ele também poderá utilizar os recursos de seu Classmate para produzir seu autorretrato.
- Sugerimos como recursos do laptop para a produção do autorretrato o programa Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).
- Lembre seus alunos que, para produzir seu autorretrato ele deverá observar suas características principais, como por exemplo: tipo de cabelos (longos ou curtos; lisos ou encaracolados); cor da pele e dos olhos; formato do rosto; tamanho e formato da boca, dentre outras.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, a avaliação deverá ser processual, possibilitando uma reflexão sobre a metodologia utilizada e aprendizagem do aluno. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se resgataram fatos marcantes de sua vida através da pesquisa com familiares, na construção da sua árvore genealógica, e por meio das fotos; se identificaram características do gênero textual “biografia” e desenvolveram noções temporais como: passado, presente e futuro. Observe também se foram capazes de elaborar seu texto autobiográfico a partir dos fatos resgatados e produziram seu autorretrato observando suas principais características. Organize também registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

UMA AULA PRAZEROSA (HISTÓRIA)

 

Expansionismo português e espanhol nos séculos XV e XVI - UCA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as principais razões do pioneirismo de Portugal nas grandes viagens marítimas;
  • Identificar novos conhecimentos possibilitados pelas navegações;
  • Descrever as principais rotas de navegação portuguesa e espanhola nos séculos XV e XVI;
  • Identificar no continente americano quais territórios foram conquistados por portugueses e espanhóis.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula o aluno  precisará conhecer a formação do mundo moderno: expansão marítima e comercial europeia.
Estratégias e recursos da aula
UCA
 
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
uca eseba

ATIVIDADE 1: O PIONEIRISMO PORTUGUÊS


Professor, o vídeo e o texto abaixo apresentam, de forma sucinta, alguns fatores que contribuíram diretamente para que a nação de Portugal se tornasse a primeira potência marítima de seu tempo e também contribuísse para o aperfeiçoamento nas técnicas de navegação.
UCA

História 08. Expansão marítimo-comercial europeia Parte 2
Video portugal
Acesso em 10 de agosto de 2011.
TEXTO: O pioneirismo português
" Um dos pontos que primeiramente diferencia o caso português está relacionado ao processo de formação de sua monarquia nacional. Ao contrário dos longos e desgastantes conflitos que marcam a grande maioria dos processos de formação das monarquias nacionais, Portugal formou um estado centralizado em um relativo curto período de tempo. Já no século XIV, a chamada dinastia de Avis havia fixado uma situação política estável naquele país.

Além disso, devemos também salientar alguns outros aspectos de ordem histórico-geográfica que contribuíram enormemente na vanguarda marítima lusitana. A sua posição geográfica privilegiada transformava o litoral português em ponto de chegada e partida de várias embarcações que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atlântico. Não por acaso, a classe mercantil desse país teve a oportunidade de firmar laços comerciais com diferentes nações."
Disponível em: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/o-pioneirismo-portugues.htm
Acesso em 10 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Peça aos alunos que acessem o site do youtube para ver o vídeo e que também acessem o site do texto para fazer a leitura na íntegra.
2- Sugira aos alunos, em duplas, que respondam, no KWord, algumas questões sobre o vídeo assistido e o texto lido:
a) Cite as principais razões do pioneirismo ibérico nas grandes viagens marítimas;
b) Quais inovações foram possíveis com as navegações portuguesas?
c) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
d) Cite o nome dos principais navegadores portugueses e o nome dos locais aonde eles chegaram primeiro.
3- Peça que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.
UCA
4- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realização de uma pesquisa sobre as principais inovações tecnológicas das Grandes Navegações, abaixo indicadas. Cada grupo ficará com uma delas.
a) Bússola
b) Ampulheta
c) Quadrante
d) Astrolábio
e) Caravelas e outros navios
Oriente os alunos para que, além da informação, procurem imagens do instrumento pesquisado.
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.
5- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.
6- Oriente os alunos, individualmente, a criarem um texto no KWord tendo como referência o vídeo, o texto e as pesquisas apresentadas. O aluno deverá criar uma narrativa de uma viagem  em uma caravela, no século XV, utilizando os recursos náuticos estudados.
7- Todos os alunos deverão socializar seus textos para toda a turma.

ATIVIDADE 2: PORTUGAL E ESPANHA CRUZAM O ATLÂNTICO

Professor, as conquistas portuguesas despertaram o interesse dos espanhóis para descobrir também novos caminhos para a Índia. Enquanto os portugueses contornavam o continente africano e seguiram depois pelo leste, os espanhóis, confiando no projeto de Cristóvão Colombo, tentaram a rota oeste. Desta forma, Portugal e Espanha acabaram cruzando o Atlântico e disputaram territórios descobertos, como veremos nos textos abaixo.
TEXTOS:

1-A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
"Expansão marítima espanhola
A Espanha será um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Dois importantes reinos cristãos que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista.
No ano de 1492 o último reduto mouro Granada foi conquistado pelos cristãos, neste mesmo ano, Cristóvão Colombo ofereceu seus serviços aos reis da Espanha. Colombo acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu três navios e, sem saber chegou a um novo continente: a América."
Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html
Acesso 10 de agosto de 2011.

2- Grandes Viagens de Exploração
"As Viagens de Cristóvão Colombo: Os portugueses seguiam uma rota marítima rumo ao leste, em direção à Ásia. Em 1484, um navegador italiano chamado Cristóvão Colombo propôs uma ideia ousada ao rei João II de Portugal encontrar uma rota rumo ao oeste, em direção à Ásia. Colombo não sabia do tamanho certo da Terra e achava que sua viagem seria de 2.500 milhas e duraria apenas dois meses. Os conselheiros navais portugueses discordaram das estimativas de Colombo e calcularam corretamente que a distância a oeste para a Ásia seria de aproximadamente 10.000 milhas. Eles afirmaram que nenhum navio poderia carregar comida e bebida suficientes para uma viagem tão longa. O rei João de Portugal, confiando nas opiniões de seus conselheiros, rejeitou a ideia de Colombo. Colombo então levou a sua proposta aos líderes espanhóis o rei Ferdinando e a rainha Isabela. Apesar de, inicialmente, demonstrar ceticismo quanto ao plano de Colombo, Isabela concordou em patrocinar a sua viagem e lhe forneceu dinheiro e equipamentos para uma frota de três navios Santa Maria, Pinta e Nina."
Disponível em: http://www.supletivo.com.br/materias/historia/historia_nova/aula_25_grandes_viagens_de_exploracao/
Acesso 10 de agosto de 2011.
3- Tratado de Tordesilhas – Resumo e Objetivo
Tordesilhas
"Acordo assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, que estabelece os limites dos territórios descobertos pelas duas potências durante o período da expansão marítima. O Tratado de Tordesilhas divide o mundo a partir de um meridiano a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde. As terras a oeste da linha ficam com a Espanha e as terras a leste, com Portugal."
Acesso 10 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Os alunos devem acessar os links acima para a leitura, na íntegra, dos textos indicados e visualização do mapa.
2- Sugira aos alunos que formem grupos de no máximo quatro integrantes e, utilizando o KWord,  respondam as questões do roteiro abaixo:
a) Cite os principais motivos que levaram à expansão marítima portuguesa.
b) Quais foram as principais etapas da expansão de Portugal?
c) Explique o principal motivo que favoreceu a expansão marítima espanhola.
d) Quais as principais etapas da expansão espanhola?
e) Para Colombo, qual era o formato da Terra? Explique.
f) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
g) Cite as principais mudanças que a expansão marítima ibérica trouxe para a humanidade.
h) Por que o continente americano recebeu este nome?
3- Todos os grupos deverão socializar suas respostas para toda a turma.
UCA
MAPA: Grandes Navegações portuguesas e espanholas nos século XV e XVI

rotas

Acesso 10 de agosto de 2011.
4 - No processo das grandes navegações, vários navegadores portugueses e espanhóis se destacaram e deixaram suas marcas na História da Humanidade. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre os principais navegantes abaixo indicados descrevendo seu objetivo, sua rota e  qual país representava. Cada grupo ficará com um deles.
  • Bartolomeu Dias;
  • Cristóvão Colombo;
  • Fernão de Magalhães;
  • Pedro Álvares Cabral;
  • Vasco da Gama;
Oriente os alunos para que, durante a pesquisa, construam respostas a questões como:
  • Quais eram suas rotas?
  • Que objetivos pretendia alcançar?
  • Qual país representava: Portugal ou Espanha?
Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.
5- Após as apresentações, os alunos deverão salvar o mapa "Grandes Navegações portuguesas e espanholas nos séculos XV e XVI" no KolourPaint e criar uma legenda indicando as rotas dos navegantes portugueses e espanhóis e seus respectivos nomes.
6- Ao final, todos os alunos deverão socializar seu mapa com os colegas.

ATIVIDADE 3: PORTUGAL E ESPANHA REPARTEM O NOVO MUNDO ENTRE SI

Professor, com a chegada dos espanhóis à América, as disputas entre Portugal e Espanha aumentaram, resultando no já estudado Tratado de Tordesilhas que dividiu as terras do Novo Mundo entre espanhóis e portugueses, como poderemos observar no mapa abaixo.
 

MAPA:
mapa2
 
Acesso em 10 de agosto de 2011.
 
Além disso, retomando alguns conceitos estudados, como as principais razões da expansão marítima e do pioneirismo ibérico, os vídeos abaixo, e, consequentemente, apresentam a conquista da América pelos europeus.
UCA
 
1. Novo Telecurso - E. Fundamental - História - Aula 04 (1 de 2)
maritima
Acesso em 10 de agosto de 2011.
 
2. Novo Telecurso - E. Fundamental - História - Aula 04 (2 de 2)
video
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=n851LUA_8hY
Acesso em 10 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1. Peça aos alunos que acessem o link do mapa para visualizá-lo e dos vídeos acima para assisti-los.
2- Faça uma roda de conversa com os alunos, partindo das questões abaixo:
a) Quais sujeitos históricos e/ou grupos sociais empreenderam as aventuras marítimas? Por quais razões o fizeram?
b) E os navegantes, o que os estimulava a se aventurarem pelos oceanos?
c) Como se explica o pioneirismo de Portugal e Espanha nas navegações?
d) O que a descoberta de um novo caminho para as Índias tem de relação com a conquista da América?
3 - Proponha aos alunos que, em trios, criem um texto no KWord  respondendo a seguinte questão: Durante mais de um século considerou-se fácil e óbvio perguntar " Quem descobriu o Brasil?". Atualmente, como deveríamos formular corretamente essa pergunta, e qual deveria ser a resposta?
4- Sugira que cada trio troque seu texto com outro trio, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.
UCA
5- Oriente os alunos, em grupos de quatro integrantes, que na WxCam do seu netbook façam uma entrevista com várias pessoas na escola, perguntando: Pra você o Brasil foi descoberto, invadido ou achado?
6- Depois de entrevistar um maior número de pessoas, os grupos terão que  apresentar  os resultados da pesquisa em gráficos e através de imagens da própria entrevistas no KPresenter.
7- Todos os grupos  deverão socializar suas pesquisas com todos da turma.
Recursos Complementares
Sugestões de leituras para professores e alunos:
A verdadeira história sobre a descoberta das Américas
Disponível em:http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_19/america.html
Cristóvão Colombo
Disponível em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cristovao-colombo/cristovao-colombo-2.php
A vida a bordo dos navios portugueses
Disponível em: http://www.projetomemoria.art.br/PedroAlvaresCabral/revista6/viage1_6p.htm
Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:
História 08. Expansão marítimo-comercial europeia Parte 3 -
Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=W9iJdxFzrWU&feature=related
Todos os links acima foram acessados em 10 de agosto de 2011.
Avaliação
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, vídeo e mapas, pesquisas, produção de textos críticos, debates, respostas aos questionamentos levantados e apresentação com resultado de dados pesquisados sobre a temática e respostas aos roteiros de perguntas.

COMO TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA POR MEIO DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS? (UCA)

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer as brincadeiras antigas como manifestações culturais;
  • Recriar brincadeira a partir do que foi vivenciado;
  • Utilizar o texto instrucional na evolução da escrita alfabética;
  • Ampliar e enriquecer o vocabulário;
  • Ler com compreensão.
  • Organizar-se temporalmente com a relação antes/agora
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos –6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento. Além disso, os alunos deverão conhecer alguns recursos de seus netbooks como: Mozilla Firefox, WxCam e o KRecord.
Estratégias e recursos da aula
Todos
Professor, a escola tem sido um dos poucos espaços onde crianças podem se encontrar e brincar, pois a modernidade, os recursos tecnológicos, a violência urbana e a diminuição de filhos por família dificultam estes momentos.  Assim, é importante que as crianças, principalmente as que moram nos grandes centros e que estão cada vez mais distantes das brincadeiras em grupos, tenham espaços e oportunidades para realizar suas brincadeiras.
As brincadeiras e brinquedo dos tempos de seus pais ou avós, possibilitam um trabalho com a cultura popular, contextualizando a leitura e a escrita por meio de textos significativos.
As brincadeiras e os brinquedos populares são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração principalmente através da oralidade, proporcionam a interação e estimulam a criatividade, além de divertir a criançada. Veja a sugestão a seguir.

RODA DE CONVERSA

 Inicie a aula com uma rodinha, para introduzir o tema e motivar os alunos. Converse com os alunos sobre já terem brincado com seus familiares de alguma brincadeira legal, como brincadeira de roda, brincadeira cantada ou outras. Faça com eles, uma lista destas brincadeiras, que podem ser escritas em um cartaz ou no quadro negro. Depois, proponha a brincadeira antiga “Escravos de Jó”, ela resgata o trabalho em grupo, pois só acontece se houver a colaboração de todos os participantes, além de trabalhar a coordenação motora e a acuidade auditiva.

Antes de iniciá-la, compartilhe um vídeo com os alunos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw. Para isso, utilize o MozillaFirefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] e um projetor de mídia para que possam visualizar a brincadeira, caso não a conheçam. Logo após, explique as regras antes de começar.
Solicite ainda que, quem errar e sair da brincadeira, fotografe o momento com o auxílio do WxCam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].
 LETRA:
ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ
TIRA, PÕE, DEIXA FICAR
GUERREIROS COM GUERREIROS
FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ

REGRAS E MODO DE JOGAR:
 _ MATERIAL: CAIXINHA DE FÓSFORO OU UMA PEDRINHA PARA CADA CRIANÇA OU QUALQUER OUTRO OBJETO PEQUENO.
 _ PARTICIPANTES: NO MÍNIMO DOIS.
_ ORGANIZAÇÃO: ASSENTADOS EM CÍRCULO, UM AO LADO DO OUTRO.
_ COMO BRINCAR: CADA UM COLOCA UMA PEDRINHA À SUA FRENTE. ENQUANTO CANTA, A CRIANÇA PEGA A SUA PEDRA E COLOCA NA FRENTE DO COLEGA, ASSENTADO À SUA DIREITA. NOS VERSOS “TIRA, PÕE / DEIXA FICAR!”, TODAS TIRAM A PEDRINHA DA FRENTE DO COLEGA, COLOCAM NA SUA FRENTE E A DEIXAM ALI POR ALGUNS SEGUNDOS. QUANDO CANTAM “GUERREIROS COM GUERREIROS”, AS CRIANÇAS RETOMAM OS MOVIMENTOS ATÉ O VERSO “FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ!” NESSE MOMENTO, OS PARTICIPANTES SEGURAM A PEDRA MOVIMENTANDO-A DE LÁ PARA CÁ E DEIXANDO-A, POR FIM, NA FRENTE DO COLEGA.
 Fonte: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=27

Observação: leve a letra e as regras escritas para que os alunos tenham contato com o código escrito e compreendam a função social da leitura e da escrita.
Professor, repita várias vezes a brincadeira, para que os alunos entendam, depois explore oralmente:
_Quem conhecia esta brincadeira?
_ Do que fala a brincadeira?
_ Se alguém parar a brincadeira durante os movimentos o que acontece?
 _ Se alguém errar o que temos que fazer?
_Vocês imaginam qual foi a época em que esta brincadeira foi criada?


TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO

Neste momento, retome o material escrito, letra e música. Releia-o com os alunos, coletivamente. Depois, dê a cada um a cópia da letra da música para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e explore; frase, palavras, sílabas e letras.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
CRUZADINHA
cruzadinha
1-      O QUE OS PERSONAGENS DA MÚSICA FAZIAM?
2-      QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA MÚSICA?
3-      DE ONDE ELES ERAM?
4-      O QUE ELES JOGAVAM?
 ILUSTRE A MÚSICA
















INSTIGANDO A CURIOSIDADE

Professor, inicie este momento relembrando a brincadeira “Escravos de Jó”, questione se eles lembram como se brinca, se gostaram e se gostariam de conhecer novas brincadeiras do tempo da vovó. Faça também, uma breve leitura de um texto, que ilustra bem o como eram criadas e brincadas as brincadeiras antigas.

ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS NÃO TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, USAVAM MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRIÁ-LOS.
UTILIZAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS, ALÉM DAS BRINCADEIRAS COMO AMARELINHA, CINCO MARIAS, BOLINHA DE GUDE, CANTIGAS DE RODA, PASSA ANEL, RODA PIÃO, EMPINAR PIPA DENTRE VÁRIAS OUTRAS E ASSIM, SE DIVERTIRAM POR DÉCADAS E DÉCADAS.
COM OS AVANÇOS DA MODERNIDADE, A TECNOLOGIA TROUXE BRINQUEDOS QUE NÃO EXIGEM A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, POIS ELAS JÁ ENCONTRAM TUDO PRONTO.
ASSIM, APRESENTAMOS AQUI ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

- RODA: EM RODA, CANTEM CANÇÕES ANTIGAS E FAÇAM OS GESTOS E REPRESENTAÇÕES DAS MESMAS. LEMBRAMOS DE ALGUMAS MÚSICAS COMO ATIREI O PAU NO GATO, CIRANDA-CIRANDINHA, A LINDA ROSA JUVENIL, A GALINHA DO VIZINHO, A CANOA VIROU, EU ENTREI NA RODA, CACHORRINHO ESTÁ LATINDO, O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS, PAI FRANCISCO, PIRULITO QUE BATE BATE, SAMBA LELÊ, SE ESTA RUA FOSSE MINHA, SERRA -SERRA -SERRADOR, ETC.
- ESCRAVOS DE JÓ:DOIS PARTICIPANTES CANTAM A MÚSICA “ESCRAVOS DE JÓ, JOGAVAM CAXANGÁ, TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE, ZIGUE ZÁ”. CADA UM COM UMA PEDRINHA NA MÃO VAI TROCANDO-AS E FAZENDO O QUE DIZ A MÚSICA.
- AMARELINHA:RISCA-SE A AMARELINHA NO CHÃO, DE 1 A 10, FAZENDO NO ÚLTIMO NÚMERO UM ARCO PARA REPRESENTAR O CÉU. PULA-SE COM UM PÉ SÓ, DENTRO DE CADA QUADRADO.
- PIÃO:UM PIÃO DE MADEIRA ENROLADO NUM BARBANTE. PUXA-SE A PONTA DO BARBANTE E ESTE SAI RODOPIANDO. A GRANDE DIVERSÃO É OBSERVAR O PIÃO RODANDO.
- PASSAR ANEL:OS PARTICIPANTES FICAM COM AS MÃOS JUNTAS E UM DELES COM UM ANEL ESCONDIDO. A PESSOA QUE ESTÁ COM O ANEL VAI PASSANDO SUAS MÃOS DENTRO DAS MÃOS DOS OUTROS PARTICIPANTES ATÉ ESCOLHER UM DELES E DEIXAR O ANEL CAIR EM SUAS MÃOS, SEM QUE OS OUTROS PERCEBAM. DEPOIS ESCOLHE UMA PESSOA E PERGUNTA-SE “FULANO, COM QUEM ESTÁ O ANEL?” E A PESSOA ESCOLHIDA DEVE ACERTAR.
- PULA CORDA: DUAS PESSOAS BATEM A CORDA E OUTRA PULA. DURANTE A EXECUÇÃO DA BRINCADEIRA OS BATEDORES VÃO CANTANDO “UM DIA UM HOMEM BATEU NA MINHA PORTA E DISSE ASSIM: SENHORA, SENHORA PÕE A MÃO NO CHÃO; SENHORA, SENHORA PULE DE UM PÉ SÓ; SENHORA, SENHORA DÊ UMA RODADINHA E VÁ PRO MEIO DA RUA”. AO FINAL, O PULADOR DEVE SAIR DA CORDA SEM ERRAR.
- BOLINHA DE GUDE:ESSA BRINCADEIRA TEM VÁRIAS FORMAS DE SE JOGAR, COMO BOX, TRIÂNGULO, BARCA E JOGO DO PAPÃO, ONDE OS PARTICIPANTES DEVEM PERCORRER DETERMINADOS CAMINHOS, BATENDO UMA BOLINHA NA OUTRA E, AO FINAL, ACERTAR AS CAÇAPAS.
- EMPINANDO PIPA:ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E AMPLO, ONDE NÃO TENHA FIOS DE ENERGIA ELÉTRICA. A PIPA VAI SUBINDO COM O VENTO E OS PARTICIPANTES FICAM OBSERVANDO-A AO LONGE. ALGUMAS PESSOAS USAM CEROL, UMA MISTURA DE COLA COM CACO DE VIDRO, PARA CORTAR OS FIOS DAS OUTRAS PIPAS. PORÉM, A BRINCADEIRA DESSA FORMA TORNA-SE PERIGOSA, PODENDO CAUSAR ACIDENTES GRAVES. ASSIM, USE-A APENAS PARA SE DIVERTIR EVITANDO USAR O CEROL, MESMO QUE ALGUÉM LHE DÊ O PREPARADO.
- BATATA QUENTE: OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM CÍRCULO E UMA PESSOA FICA DE FORA. VÃO PASSANDO UMA BOLA, BEM RÁPIDO, DE MÃO EM MÃO E O QUE ESTÁ DE FORA, DE COSTAS PARA O GRUPO, GRITA “BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE, ..., QUEIMOU!”. QUEM ESTIVER COM A BOLA QUANDO O COLEGA DISSER ‘QUEIMOU’, É ELIMINADO DA BRINCADEIRA. O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE NÃO FOR ELIMINADO.
Adaptação do texto de Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola
Fonte:http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm
Consulta realizada em 13/08/2011

Discuta com os alunos:
- O que entenderam sobre o texto?
- Por que as brincadeiras mudaram?
- Será que as brincadeiras de antigamente eram melhores do que as de hoje? Por quê?

Para ampliar o tema sugerimos algumas atividades que podem ser desenvolvidas em casa:



Atividades de casa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula: A REALIZAÇÃO DA AULA FOI COLETIVAMENTE.