Após as leituras dos pensadores descobri que todos eles se referem a uma situação de descobertas e interesses - suas idéias são clara tudo é novo, você tem que ser persistente, saber equacionar, procurar solucionar os problemas, desvendar com único objetivo de ser um indivíduo pensante, ser cuiroso e estimular a inteligência, buscar respostas depois aceitar ou fazer perguntas, enfim a educação está sempre em processo de mudanças (criar coisas novas e não repetitivas). O papel da Escola é sempre estar em busca de decifrar as perguntas para solucionar e objetivar as respostas corretas para que o nosso próprio aluno seja um ser questionador e crítico, buscando respostas para os problemas.
quarta-feira, 29 de junho de 2011
sexta-feira, 24 de junho de 2011
ESCRITA COLETIVA TRABALHO DESENVOLVIDO NA SALA DE AULA
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES
Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico.
O ler para conhecer o mundo seria o momento de desvendar, de descobrir os conhecimentos culturalmente construídos: leitura com finalidade de investigar de saber mais e melhor das coisas que existem no mundo, em todas as áreas do conhecimento humano.
Oferecer as crianças múltiplas oportunidades de escrita, utilizando material variado, livros de histórias, jornal, revistas, papel, lápis, tinta e outros.
Fazer das atividades de leitura e escrita um processo de interações sociais de comunicação interidéias: adulto/criança entre si, leitor/autor e autor/leitor.
Através de ações interindividuais, as crianças irão se transformando em leitores e escritores, conhecendo a função social da leitura e da escrita e se envolvendo com estes conhecimentos como agentes e observadores no mundo letrado, possibilitando-os agir e comportar como se fossem leitores antes mesmo de sê-los (no caso das classes de alfabetização) – levando-os a aprenderem precocemente o essencial das práticas sociais ligadas à escrita e à leitura.
Para isso é necessário que a sala de aula se transforme num ambiente alfabetizado (ambiente de construção da leitura e escrita).
Assim, trabalhar com os portadores de textos, jornais e revistas oferecem às crianças momentos de interação com a leitura e descobertas que proporcionam a construção do conhecimento.
QUERIDO ALUNO
Este material de pesquisa tem como objetivo enriquecer e atualizar seus conhecimentos através de notícias e reportagens.
Para isso é necessário que você cuide bem dele, pesquisando notícias interessantes em jornais ou revistas.
Leia e intertrépe criticamente a notícia pesquisada, colando-a no espaço solicitado.
No verso de cada folha, você encontrará linhas para registrar a sua análise.
É importante que você não o esqueça em casa e não o danifique, pois será de uso coletivo de sua turma.
Prepare-se em casa, pois você apresentará sua notícia para a turma através de leitura e comentário.
Você terá uma data para devolvê-lo, seja pontual!
BOM TRABALHO
Estado ____________________________________________________________________________
Município__________________________________________________________________________
Escola_____________________________________________________________________________
Professor (a): _______________________________________________________________________
Aluno (a): _________________________________________________________________________
Data: ______/______/_______. Turno: ___________________ Turma:_________________
FICHA DE LEITURA
1 – Título do Livro: ___________________________________
2 – Autor: __________________________________________
3 – Ilustração: ________________________________________
4 – Editora: __________________________________________
5 – Escreva os personagens que participaram desta história que você acabou de ler________________________________________________________
6 – Escreva nas linhas abaixo o que aconteceu no começo, no meio e no fim da história que você leu e depois faça desenhos para mostrar cada parte.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INÍCIO | MEIO | FIM |
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS DO 5º AO 9º ANO.
AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)
School: ESCOLA MUNICIPAL SALUSTIANO DA MOTTA
Teacher: CLAUDIA STEFFANY
Subject: English
Date: JUNO, 22 2011.
Student’s name: VALÉRIA SOARES
SIGNS AND SIMBOLS | ||||
Left Turn Permitido virar a esquerda | Hill Declive próximo | Winding Road Curva sinuosa á direita | Road Work Ahead Homens na pista | School Zone Area escolar |
No left Turn Proibido virar á esquerda | No U Turn Proibido retornar | No Bicycles proibido bicicleta | No Parking Proibido estacionar | Stop Pare |
Telephone Telefone | First Aid Pronto socorro | Food Restaurante | Airport Aeroporto | Gasoline Posto de gasolina |
1. Write YES or NO:
a) Alguns Sinais indicam onde algo está localizado?Yes
b) Os sinais são perigosos?
c) Sinais e símbolos nos fornecem informações?
TRABALHAR AS FIGURAS COPIADA DA INTERNET E COLANDO NO ESPAÇO PARA VISUALIZAR OS SINAIS DE TRÂNSITO
Assinar:
Postagens (Atom)